terça-feira, 29 de setembro de 2020

MAP – Museu Afro-Periférico

 

                        

A ideia do Museu Afro-Periférico surgiu com a nossa produtora cultural Fabiana Alves em abril de 2020, depois de gravarmos um documentário sobre as ações do Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil – Arte – Educação – Cultura, que sempre estiveram interligadas com meu trabalho como artista plástica e também com as pesquisas científicas nas questões étnicas e raciais que fui desenvolvendo ao longos dos anos em Presidente Prudente/SP.

Estas ações de militância no movimento negro como sujeito são frutos também das ações dos APNs – Agentes de Pastoral Negres, entidade nacional (Quilombo Central) e estadual (Quilombo Paulista) com vários Mocambos espalhados. É importante salientar que os Mocambos possuem especificidades: uns priorizam as formações continuadas, outros estão ligados aos Terreiros de Candomblés ou Umbanda, muitos ainda estão muito próximos da Igreja Católica onde vicejaram, mesmo tendo a entidade nacional se desvinculado oficialmente das Pastorais do Negro  já na década de 1990.

A ênfase na história dos APNs está em concordarmos com seu mote desde a fundação:   “Conscientização – Organização – Fé e Luta”, princípios que o Mocambo APNs Nzinga respeita e busca valorizar, principalmente com a arte negra africana e afro-diaspórica.

Sem a existência de todo este trabalho anterior seria impossível chegar hoje no estágio de planejar e executar a parte material, física do Museu Afro-Perifpérico, com as ações organizadas na Exposição Arte Malunga que estará ocupando os muros e telhados das casas de nossas malungas, com sede  no Mocambo Nzinga.

Estas atividades precisam de colaboração para que possam garantir obras de arte que impactem positivamente a comunidade negra daqui e colabore para criar um campo de ação para nossas malungas que já trabalham a tanto tempo, sem ter conseguido ainda um reconhecimento de suas ações.

Meu trabalho como artista plástica também não recebeu ainda o devido respeito, mesmo sendo um trabalho já premiado em ações anteriores.

Assista ao vídeo que inspirou a criação do Museu:

           https://www.youtube.com/watch?v=kNY8v85HEJU&app=desktop

 

 



foto: Agnaldo Júlio

Nenhum comentário:

Postar um comentário