quarta-feira, 2 de setembro de 2020

 Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil e meu trabalho com arte afro-brasileira

Os anos passaram e ficou muito difícil manter em espaços diferentes o meu trabalho como artista plástica, educadora, professora de artes, malunga mais velha de um Mocambo e pesquisadora, além de várias outras atividades que venho exercendo.

Então vieram as novas formas de comunicação: facebook, twuiter, sites e agora o instagram. Na verdade formas de comunicação que tentam atingir o maior número possível de pessoas

Acontece que não tenho como atender milhares de pessoas com o meu trabalho. Até porque posso até ter estas ações comemoradas por milhares de pessoas, mas elas só tem valor para mim, diante da minha ancestralidade negra se for inspirada em ações realizadas, avaliadas e compartilhadas com o grupo de pessoas da comunidade onde vivo. 

Então vou continuar utilizando este blog e doravante vou publicar o que estamos realizando no momento, inclusive as propostas de trabalho planejada para ir a público à partir de outubro de 2020.


ARTE MALUNGA (a gênese)


Esta exposição começou a ser planejada há mais de uma década, quando fizemos uma Exposição de Arte Afro-Brasileira nos muros da nossa casa. Em maio de 2009, esta primeira Exposição trouxe peças de inspiração afro definida, como uma máscara Gueledés, Fang, Choke e outras. Além do trabalho coletivo nosso com uma peça inspirada  em obra da  Feira de Futungo de Angola.

E assim fomos confeccionando confeccionado as bonecas abayomis. Um desafio: produzir 4 mil bonequinhas de retalhos.




As primeiras semanas fizemos experiências no processo de confecção das abayomis, até que conseguimos produzir 100 peças de qualidade. Organizando a produção chegamos à meta de produzir 200 bonecas por mês.


Agora estamos na etapa de montagem de algumas obras:



A KILO Roxo.
1,20 mX 0,90. Base aramada em metal pintado, com tela aramada.



Orixalás


E assim segueremos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário