quinta-feira, 23 de novembro de 2023

 CARRO AFRO


Era somente um corsinha já bem rodado. Cuidamos muito bem dele. O motor recebeu um bom trato, algumas peças internas foram trocadas, assim como locais com trincos receberam reparos. As capas dos faróis foram trocadas e as borrachas do para-brisas também foram trocadas. As bases em metal foram pintadas.

O plano de pintar um carro nasceu com a pesquisa sobre as Mulheres Negras Artistas. A inspiração de Mama Esther Mahlangu da África do Sul foi decisiva. Ela nasceu em 1935, na comunidade Ndebele, que está no território conhecido como África do Sul. Na tradição Ndebele a mãe ensina a filha a pintar à mão livre há muitas gerações. Para casar a menina precisa já ter aprendido a pintar sua casa com as tintas da natureza de seu entorno. Há pouco tempo estas mulheres incluíram a pintura com tintas comerciais.


Em 1989, Mama Esther participou de um evento com artistas do mundo todo, em Paris, chamado, Mágicas da Terra, onde pintou edifícios públicos com a arte de sua ancestralidade. Depois foi convidada a pintar carros chiques. Ela usa tintas de vinil de alto contraste na pintura de carros.

Durante mais de 10 anos acompanhei e estudei os traços de Mama Esther, mas não só. Arthur Bispo do Rosário, El Anatsui, Sonia Gomes, Ayeola Moore, Nene Surreal, Mickalene Thomas, Rosana Paulino, Renata Felinto, Barbara Chese Riboud, Lena Martins e outras mulheres da cooperativa Abayomi estiveram presentes em várias fases da minha pesquisa.


Com certeza a ousadia de Arthur Bispo do Rosário foi o que mais me animou na produção do carro Afro. Eu me questionava: Quais tintas utilizar? Quais técnicas seriam necessárias para o interior do carro e quais técnicas seriam necessárias para o exterior do carro?

As pesquisas apontavam para tintas caras e processos industriais de pintura e a gente que é da periferia e pobre não tem condições de pagar pintura cara. Então o jeito foi experimentar. Usei várias tintas na pintura do metal, desde tinta a óleo para pintura de tela (a base de óleo), até tintas PVA a base de água.

pintura a tinta óleo, com retoques em tinta PVA - acabamento em verniz spray





símbolo adinkra Aya produzido com carimbo (tinta a óleo, retoque com pincel Posca) - as sementes da samambaia foram feitas com tinta acrílica em pasta


na parte traseira outra Aya com tinta relevo dimensional brilhante metálica



Aqui usei tinta acrílica no amarelo, spray em lata em azul, amarelo, vermelho e o carimbo com preto Fafanto é com Betume da Judeia - No pegador usei tinta PVA Metal Ferro



As calotas foram pintadas em duas etapas com tinta spray  em lata, vermelha, protegendo os parafusos
A parte  em plástico foi colorida com tinta PVA brilhante

onde houve um dia o logo do Corsinha fiz esta peça com a tampa do vidro de requeijão

Em alguns locais a lataria do carro estava bem enferrujada. Usei lixa de metal e depois de uma pintura de base com tinta spray ou PVA apliquei massa Epoxi. Colori e fui aplicando contas, búzios africanos e nacionais e outras pecinhas que ganhamos. Temos potes e potes com sobras de diversos carnavais, procissões para Nossa Senhora e das festas de Orixás de Candomblés, Umbandas e outras manifestações. Tem conta azul de Nossa Senhora ao lado das contas de Exu. Tem sobras das roupas de Oxalá, com espelhinho de Osun. É um Xirê.


As capas dos bancos do carro





Tirei as capas e lavei. Depois remendei onde precisava e coloquei os amarrios que soltaram. Aí fui rever o livro com o trabalho de Sônia Gomes, que usa muitos tecidos na confecção de suas obras de arte. Compus a capa do banco com sacolas já produzidas pela minha irmã Lena e muitos fuxicos já prontos. No centro coloquei um porta papel que desmanchei. Depois apliquei bonecas Abayomis.

Nos bancos da frente apliquei tecido africano, conhecido como capulana,  na parte do encosto e assento.



A parte de trás da capa tem um símbolo adinkra colorido, sobre o tecido pintado.

No caso a pintura acelerou bastante o processo de afrocentrar o carro, pois se fosse para bordar todas as capas haveria necessidade de muito mais tempo de trabalho.


A traseira do carro

Sankofa em tinta acrílica em bastão, pote e PVA

Ayla em tinta relevo




Há vários detalhes para serem trabalhados no carro, mas penso que já consegui desenvolver várias técnicas para pintura em carro e para a decoração externa e interna. Olhando as obras em tecido Bakuba também penso em utilizar a tecelagem e o colorido natural nos tecidos para produção de capas internas em veículos.

Este projeto ainda será replicado em cursos de formação para pessoas que queiram aprender a pintar suas bicicletas, motos ou carros.

Quando eu disse que iria pintar um carro, uma amiga minha pensou que era um carro de brinquedo. Ele anda pelas ruas da cidade de Presidente Prudente e já estivemos em Assis, com olhares e muito atentos e várias perguntas da curiosidade humana.

Quer aprender?

Vem para o Mocambo.


















domingo, 18 de junho de 2023

MULHERES NEGRAS SANKOFANDO NO MOCAMBO NZINGA - TESE DE DOUTORADO - Unicamp 2022

LINK para acesso: 

https://www.repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=556623

 

MULHERES NEGRAS SANKOFANDO NO MOCAMBO NZINGA

IVONETE APARECIDA ALVES

 RESUMO

Um esteio estrelar constitui esta pesquisa que indagou das mulheres negras do Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil – Arte – Educação – Cultura, em Presidente Prudente/SP –Brasil, o que desejam para si, para sua família e para a comunidade. O escopo do trabalho foi buscar realizar os desejos e sonhos destas mulheres, narrados nesta Tese. Na maioria dos casos, elas priorizaram fazer pedidos para seus familiares e para a comunidade. A referência central da pesquisa é o mulherismo amefricana, a partir da escrita militante de Lélia Gonzales e das filosofias afrocentradas umbutuístas, na atualidade sintetizados pelo termo Mulherismo Africana. Para sustentar as possibilidades reais e as possibilidades intentadas, a pesquisadora imbuiu-se de ações em consonância com a psicologia africana e saberes ameríndios legados ao povo negro através das mulheres dos diversos grupos indígenas americanos. A atuação como Agbá, (Mais Velha) do Mocambo imbricou as narrativas das histórias de vida sua com as das mulheres agentes da pesquisa. A este processo nomea-se atualmente “escrevivências”, termo cunhado por Conceição Evaristo.  Em alguns trechos produziu-se as “inscrevivências”, como uma obra de arte modelada ou as escarificações na pele que marcam o parentesco. Os trabalhos advindos deste processo constituíram um acervo museológico de uma tradição viva, compondo o Museu Afroperiférico, um acervo de obras de arte afro, obras contemporâneas, livros, músicas, plantas, cantos de matriz africana, plantas da tradição caipira e afroreferenciada e também a produção de comida, além da arquitetura e paisagística da casa, muros e divisórias que recebem as tintas naturais. A composição da Tese em Atos foi inspirada nas narrativas africanas, onde a história é composta na sua possível integridade, já ilustrando na forma a questão da afrocentricidade, com as cortinas deste teatro debaixo de sombras de Iroko, ora fechadas, ora abertas, ora entreabertas, permitindo que a orquestra da vida semeie seus acordes suaves como a brisa ou furiosos como a tempestade, modelando a escrita, como modela a vida.

Palavras-chave: Mulheres do Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil; Mulherismo Amefricana; Psicologia Africana; Museu Afroperiférico.

 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

 ABRE ALAS NEGRITUDE: A EXPOSIÇÃO NO MUSEU HISTÓRICO DE PRESIDENTE PRUDENTE - DE 01 ATÉ 30 DE NOVEMBRO DE 2023





Acervo “ABRE ALAS NEGRITUDE”

Proposta: Ivonete Ap. Alves

 

Equipe:

Agnaldo Júlio de Paiva; Silvana Regina Fermino do Nascimento; Alexandra Ribeiro do Nascimento; Sandra Aparecida Paulino; Alícia Vitória Fermino do Nascimento; Alexia Mel do Nascimento Brito; Saymon Augusto do Nascimento Paulino e Silas Ramon do Nascimento Paulino.

 

Proposta:

Com base na produção, curadoria e exercícios de fazer artístico elaborando obras de arte individuais e coletivas que tenham como inspiração outras mulheres e homens artistas negres do Brasil, africanes e de outras diásporas como Mama Esther Mahlangu, Arthur Bispo do Rosário, El Anatsui, Nenê Surreal, Maria Auxiliadora, Ayeola Moore, Barbara Chase Riboud, Renata Felinto dos Santos, Rosana Paulino, Lois Mailou Jones Howard, Mickalene Thomas, Laura Wheeler, Edwige Aplogan e Ayrson Heráclito e Jader Esbell Makuxi (indígena).

 

Obras produzidas com exercícios livres de desenho e pintura no início e depois direcionada para inspirações definidas.

 

Símbolos adinkras: Foram muito utilizados em várias propostas de pintura.


RELATO:

A exposição ficou em cartaz até o dia 06 de novembro devido a alguns fatos importantes. Minha mãe Maria Alves faleceu em Garça/SP no dia 29 de novembro e tivemos de ir para o velório e enterro dela. Assim foi preciso ir buscar a Exposição na semana seguinte. Ocorre que no primeiro final de semana de dezembro houve uma série de eventos no Museu, o que possibilitou a visita de outras pessoas que lá compareceram nos eventos do final de semana.

Nós tivemos uma inauguração festiva também no dia 05 de novembro, contando com os doces de Selma, outra malunga do Mocambo que não pode participar diretamente das aulas de artes na Residência.


A inauguração ocorreu na sexta-feira, pois montamos a Exposição na segunda feira anterior e a maioria das pessoas artistas tem um trabalho que ocupa todo o dia. Um desafio na montagem da Exposição foi adequar as obras de tamanhos diferenciados na Sala Expositiva.














À partir deste trecho já utilizei as informações que constaram no Relatório enviado à Secretaria de Cultura de Presidente Prudente.

1-DETALHE COMO SE DEU A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE ((Descreva a (s) principal (s) atividade (s) realizada (s)  no projeto, identificando o conteúdo, tempo de duração, público-alvo, objetivo alcançado, metas e outras informações específicas importantes, de acordo com o previsto no projeto.

 

As aulas foram preparadas para que o grupo de artistas tivesse contado com várias técnicas de produção, antes de chegar ao cerne da proposta, que foi ensinar a kizombagem, uma técnica artística com alguns princípios de execução.

As aulas foram combinadas para acontecerem aos sábados e já no primeiro encontro vimos a necessidade de aumentar os encontros, para trabalhar em técnicas diferenciadas.

Este fato foi notório no momento de distribuição da Apostila (cada participante recebeu a sua) e também dos materiais que compuseram um kit de aprendizado, com material para  Desenho (incluindo Folha de papel machê), Papel machê com fibras e durante o curso aprendemos as técnicas da Modelagem; Escultura em papel machê; Usos de sementes e folhas nas instalações; Desenho e pintura de paisagens naturais; Tinturas naturais: açafrão, urucum, hibisco roxo, terras, folhas, extrato de nogueira e jambolão.

Isto porque a técnica da kizombagem exige que várias outras técnicas possam ser combinadas, pois o princípio do trabalho é reutilizar o máximo de material, aproveitando também os disponíveis na natureza e particularmente na área do Mocambo.

 

Kit recebido por cada participante:




Ao receber seus materiais houve uma surpresa muito grande, principalmente das pessoas adultas, pois para que a Residência Artística tivesse sucesso optamos por selecionar algumas famílias que já participam das atividades do Mocambo Nzinga preparando um sucesso na Exposição.

 

O primeiro exercício proposto foi o de conhecer os resultados dos diferentes materiais que cada participante recebeu. Sugeri a divisão de uma página de papel coucher em 6 partes e em cada parte utilizar um tipo de material de desenho e/ou pintura: lápis de cor, giz pastel, giz pastel oleoso, canetinha, tinta guache, tinta acrílica profissional, tinta aquarelável, tinturas naturais, etc.

Neste processo de propor o estudo da ancestralidade negra houve um interesse surpresa: os adinkras. Eu não tinha previsto que o grupo pudesse ficar tão interessado nesta simbologia africana e assim tive que providenciar uma cópia de alguns dos significados dos símbolos adinkras e várias vezes compartilhei meu livro sobre os adinkras para que pudessem estudar.

O Silas escolheu a AYA – folha da samambaia para colocar em sua obra. A Mel escolheu o Sankofa e a Silvana fez uma tela inteira com símbolos adinkras.

Recuperei um arquivo de uma Oficina chamada “Carimbando adinkras” que coordenei no SESC Thermas para compartilhar o arquivo em papel com o grupo.

Carimbando Adinkras:

Uma oficina afro-brasileira

 

Adinkras são símbolos que representam

milhares de anos da cultura africana.

Conta a história, que sua organização atual teve início quando o Rei Kofi Adinkra de Gyaaman, (hoje uma região da Costa do Marfim) copiou

um banco do Rei dos Asanthene.

Este banco era o símbolo da realeza e a cópia acabou provocando uma guerra.

Pela sua audácia, o Rei Kofi perdeu a cabeça,

 que foi levada como troféu, mas teve sua

 cultura reconhecida e seu nome foi dado aos símbolos encontrados nas suas terras, como homenagem pela sua espetacular liderança.

 

SÍMBOLOS ADINKRAS

SANKOFAS

 

Se wo were fi na wo sankofa a yenkyi.

 

Nunca é tarde para voltar e apanhar o que ficou para trás.

OU: Ter os pés no presente, indo em frente, sem esquecer o passado.

 

 

 


 

Mocambo APNs Nzinga AfroBrasil – Arte – Educação – Cultura.

Rua Amélia Sanches Matheus, 305 – Jardim Cambuci – Pres. Prudente/SP – Brasil - (18) 99740-6152

 

O folder, com os desenhos e a descrição de 10 símbolos adinkras possibilitou o reconhecimento desta importante HERANÇA dos povos negros. E também despertou muito interesse um símbolo africano que foi roubado pelos nazistas: o símbolo adinkra Nkotimsefo Mpua. Há dois formatos dele: um em linhas retas e outro em linhas circulares.





 

O penteado dos atendentes da corte

Símbolo de serviço e lealdade. Baseado no penteado cerimonial dos atendentes da corte real. Também simboliza as essências feminina e masculina da vida – a dualidade da essência da vida.

 Conversamos sobre a proibição oficial do uso da “suástica” porque acabou ficando conhecida como o símbolo de um crime contra a humanidade. O argumento do Saymon foi de que é um símbolo do povo preto e que está errado a gente não poder usar. Assim, orientei para que ele cobrisse o símbolo africano com um tecido escrito: “Este símbolo foi roubado pelos brancos”.



2- AVALIAÇÃO DO PROJETO (  (Informe como o projeto foi realizado;  pontos positivos e negativos, sugestões e  resultados alcançados )

A proposta de escrita do Projeto foi pautada em pedidos de pessoas das comunidade. Desta maneira a gente ficou atenta para a oportunidade de atender as demandas, sempre muito constante, de pedidos das pessoas da comunidade para que a gente execute propostas onde elas possas participar.

Não só demandas da comunidade mais diretamente envolvida, mas também de outras pessoas artistas que entram em contato com minhas produções de obras de arte, como também para processos de Curadoria e Produção.

Pedi para que as pessoas elaborassem a Avaliação que reproduzo abaixo:

 

“Africanizando

Uma visão maravilhosa sobre a liberdade de criação a partir de técnicas ensinadas.

Uma oportunidade única dessa residência me deu a alegria e liberdade de usar cores e texturas que nunca tive acesso na infância.

Que outras pessoas da nossa comunidade e de outras também possam conhecer e participar desse projeto.

O resumo dessa residência me fez gostar ainda mais de arte, conhecer artistas negros que são referências.

A arte transforma pensamentos em cores e ideias que damos o nome de “Obra”.

Por mais cursos de artes para que mais pessoas tenham a oportunidade que eu tenho hoje.”

 

“Meu nome é Silvana Regina Firmino do Nascimento.

Eu achei a reunião importante, onde podemos aprender sobre arte e artistas negros.

Onde vemos e discutimos como expor e quais os caminhos até a exposição.

Discutimos brevemente sobre como os negros foram e são oprimidos, as mulheres negras estupradas e assim surgiram a miscigenação das raças.

Vimos aqui obra dos artistas negros que está na apostila que nos foi dada.

Sou grata a Deus por nos dar a oportunidade de conhecer você Ivonete que dispôs a nos ensinar as técnicas da arte negra.

Estou amando aprender sobre símbolos e “aumejo” (almejo) aprender muito mais sobre pinturas naturais.”

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“Gostei foi bem interessante pois ela explicou com detalhes com “geitinho” que prendeu a nossa atenção.

Todos forão participativo e colaborarão com a apresentação.”

“SUGESTÕES

- EXPOR OBRA COLETIVA

- EXPOR OBRAS INDIVIDUAIS

- TALVEZ UMA PINTURA AO VIVO

- USO DE TINTAS NATURAIS

- ESPAÇO PARA CRIANÇAS FALAREM SOBRE SUAS MANEIRAS E VER O MUNDO”

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“Eu achei muito legal na minha opinião eu acho que seria legal fazer uma aula de artes aberta para todo mundo. Eu gostei da aula mais estou com preguiça de escrever

Alexia Mel”

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“Aula maravilhosa nada a reclamar – sobe o que falar uma visão ampla.

Aula bem explicada nada a reclamar.

Om ter pessoas que pensa na comunidade.

Alexandra

28/09/22.”

“Espero que as obras sejam reconhecidas por sua espontaneidade e diversidade de elementos.

·         Obras com materiais reciclados, como exemplo garrafas PET e outros elementos que podem ser encontrados nas ruas”

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“O acervo e trabalho apresentado é muito interessante, estou ansiosa para ver a composição final da exposição.

Sobre a organização da sugestão, acredito que seria muito potente apresentar o processo de trabalho de um jeito que pudéssemos observar as etapas. Talvez apresentar ao lado de cada obra finalizada uma foto e/ou um comentário que fale sobre os caminhos de produção e identificação da obra.

 

Que nossas narrativas sejam apresentadas por nós.”

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“Adorei a roda de conversa, foram levantados vários pontos importantes referente a miscigenação ao longo dos anos e como ela interferiu e interfere até hoje no contexto social. A não romantização desse tema foi recentemente exposta a mim através de estudo e eventos como esse, nossa estrutura ainda é racista. Porém, me enche o coração poder aprender de onde vim através da arte; de palavras “novas” como kizombá!

A Residência Artística trouxe perspectivas diferentes e individuais, ressaltando detalhes em cada frase.

Sobre a Exposição que ocorrerrá no museu, pensei que as bonecas bayomi podem agregar atrave´s de cenários distintos, que realcem a arte exposta em cada espaço, que falem entre si ou como foi dito conflitem.

Me coloco a disposição para ajudar, se possível.

Thayane Mendes

Obrigada pela troca!

Seu trabalho me encanta.”

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Avalio que  a Residência  Artística foi uma experiência maravilhosa de continuidade de nossas ações, apesar do recurso não ter sido suficiente para cobrir todas as despesas. Fiquei muito contente de poder ensinar um pouco do que aprendi para pessoas da nossa comunidade, que jamais teriam acesso a um trabalho de qualidade em arte e cultura que não ocorra pertinho da gente. Aprendi muito com elas também, porque uma coisa é a gente imaginar o que as pessoas do povo desejam, e outra é atender o que nos foi pedido. Esta audiência qualificada tem sido guia nas minhas ações de Produção e Fruição em Artes.

Outra reivindicação importante: É  preciso que parte do valor seja pago antes da execução da proposta. Financiar todo o trabalho para só depois receber o recurso tira a possibilidade de vários artistas e grupos participarem do Edital. Só posso propor ações assim, porque consigo parcerias para fechar outros contratos e de cada contrato reservo uma parte do recurso para ações futuras ou troco serviços com outros artistas, o que me impõe uma série de atividades extras.

Foi devido à adoção do Parque do Jardim Cambuci que pude conseguir 3 contratos com o SESC Thermas, recebi o recurso, guardei para financiar a Residência Artística. Não pode uma Política Pública existir desta maneira. Política Pública tem que necessariamente ser acessível e este Edital não é, principalmente para as pessoas mais jovens, que são justamente quem precisa de mais incentivo na área da Cultura. Vamos pensar em como democratizar de fato estes editais.


 


segunda-feira, 26 de setembro de 2022

 CURADORIA E PRODUÇÃO EM ARTE NEGRA - I (antes da prosa)

Ivonete Aparecida Alves


Durante este tempo de mais de 20 anos, fui constituindo um trabalho em arte negra inspirada por vários artistas, essencialmente mulheres negras artistas, cujo trabalho tem sido desprezado, pouco divulgado e até mesmo boicotado. Quando estudamos as referências bibliográficas dos processos seletivos para as Faculdades de Artes, é praticamente nula a presença destas artistas pretas como material de estudo nas provas.

Contra este Racismo Institucional acadêmico, é preciso uma organização muito bem articulada produzida e conduzida por nós artistas negres, pois a branquitude não irá se responsabilizar por esta "lição de casa". Vez ou outra, para cumprir as cotas,  uma preta, um preto ou indígena será contemplado como uma espécie de "esmola" para o povo preto ou para os Povos da Terra.

Então façamos nós.

Esta conversa organizada também está sendo registrada por escrito para contribuir na formação de outras pessoas que desejam aprender sobre arte negra e não pôde ainda, elaborar um roteiro de pesquisa.

Devo acrescentar que a primeira experiência de organização deste trabalho aconteceu em 2021 na Semana de Educação promovida pelo CAP - Centro Acadêmico de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, no formato on-line. Propus um mini curso em dois encontros onde apresentei algumas destas artistas para um grupo muito animado de mulheres e homens estudantes da UNICAMP.

O entusiasmo de algumas garotas negras narrando o completo desconhecimento de artistas já históricas na cena da arte preta por mulheres, me fez mergulhar por um tempo nesta pesquisa. Porém era preciso mais. Pensar na Curadoria e na Produção de exposições, com a elaboração de um processo formativo para outras pessoas negras, que historicamente têm sido impedidas de ter acesso à arte.

Fez parte das minhas lições de pesquisa elaborar uma lista de artistas e esta lista foi sendo ampliada. Muita gente boa ficou ainda sem um estudo mais cuidadoso, mas tenho me empenhado em arrebanhar informações, fotos de obras, vídeos e histórias destas pessoas.

Um mostruário de artistas que  me inspiram tem:

Mama Esther Mahlangu  - África do Sul

Ayeola Moore - (nascida na Guadalupe) Salvador/Brasil

Sonia Gomes - MG/Brasil

Arthur Bispo do Rosário - (Japaratupa - Sergipe) Brasil

El Anatsui - Gana

Nenê Surreal - São Paulo/Brasil

Mickalene Thomas - EUA

Maria Auxiliadora - Brasil

Barbara Chase Riboud - EUA

Laura Wheeler Waring - EUA

Edwige Apoglan - Benin

Ayrson Heráclito - Brasil

Renata Felinto dos Santos - Brasil

Faith Ringgold - EUA

Rosana Paulino - Brasil 

Estas pessoas artistas já dariam para alguns anos de pesquisa, então vamos introduzir a questão que nos anima neste tempo: A Curadoria e a Produção de Arte Negra.


Os processos de ensinagem que contribuem para  a Produção de Arte Negra

Começamos o Curso de Arte Negra com algumas prerrogativas já definidas, no sábado, dia 03 de setembro de 2022:

- participando somente pessoas da proximidade do Mocambo Nzinga;

- compramos uma série de materiais que são necessários para um início de atuação nas Artes Plásticas;

- o convite foi direcionado para um grupo de 10 pessoas ( o máximo que os recursos do Edital pode suprir).

Ficamos então com a seguinte equipe:

Agnaldo Júlio de Paiva; Silvana Regina Fermino do Nascimento; Alexandra Ribeiro do Nascimento; Sandra Aparecida Paulino; Aline dos Santos Pereira (adultos); Alícia Vitória Fermino do Nascimento; Alexia Mel do Nacimento Brito; Saymon Augusto do Nascimento Paulino e Silas Ramon do Nascimento Paulino (crianças). E Pérola Paulino, que tem 7 anos compondo o grupo.


Então já tínhamos decidido que era preciso ser uma equipe intergeracional, pois as mães para participarem precisam que as crianças estejam por perto. 

O primeiro exercício de aprendizado sobre as possibilidades do material de uso em artes:



Exercício para uso dos materiais

Distribuídos lápis de cor, canetinhas, giz pastel oleoso, tinta guache, régua, lixa, lápis preto, canetas, borrachas, pinceis e a apostila, vários tipos de papeis especiais para desenho, tivemos o momento de curtir todo o material. Da mesma forma que só pude conhecer vários materiais para arte depois de adulta, as mulheres daqui do Mocambo também não conheciam vários destes materiais.

O exercício acima foi proposto para que o grupo pudesse comparar os resultados estéticos de cada um destes materiais.

Cada espaço foi preenchido com um tipo diferente, possibilitando que em uma única folha houvesse várias opções de resultado sendo visualizado, inclusive a proposta de que um dos espaços estivesse com as tinturas naturais. No caso fornecemos aquarela de açafrão, urucum e folhas de árvores.


Silvana e Alícia (mãe e filha)

Nesta etapa o grupo já tinha entrado em contato com a Apostila onde estão representados alguns artistas negres que estão na base da constituição das inspirações sugeridas para a Residência Artística.

Obra minha: AFROAKOMA, inspirada na obra de Arthur Bispo do Rosário: Butões para paletó, sobretudo e pereline

Bispo com seu manto: fonte original: museubispodorosário.com 


Cada pessoa do grupo pode escolher, neste primeiro momento a obra que deseja produzir. Um dos participantes,  que já participou de outro curso de artes aqui no Mocambo recebeu uma encomenda: escolher três pessoas negras para retratar numa base de madeirite, onde poderemos interferir depois.

As escolhas estéticas da Sandra

À partir deste exercício eu propus a ela que desenhasse a imagem central (em azul e vermelho) numa tela. Lembrando que todas as bases para os quadros são de material reaproveitado. (Estas telas que estamos utilizando foram propagandas que eu encontrei nas ruas centrais de Pres. Prudente, recolhi, higienizei e depois recobri as propagandas com massa acrílica).



Obra minha em constituição com símbolos adinkras Epa e Asasse Ye Duru


A obra acima foi produzida sobre uma tábua de demolição. Uma amiga, administradora de um estacionamento recebe doações de fregueses e quando chega um lote de madeiras ou outros objetos que ela já sabe que utilizamos, ela reserva para nós. Neste caso, havia no lote madeira, madeirite, compensado, aglomerado e duas estantes já prontas, que adotamos para guardar as tintas, pencéis, colas de uso comum durante a Residência.
 Nesta obra acima, escolhi a inspiração de Mama Esther Mahlangu porque a simbologia do povo ndebele combina muito com uma estética que não está abrigada nas medidas de telas usualmente comercializadas no Brasil.
Então repeti algumas vezes os símbolos usados, também utilizando uma tabela de cores que estas mulheres da África do Sul já incorporaram em suas obras de arte.


Curadoria antecipada

Propor o exercício de produção da obra de arte em consonância com a produção da Exposição é um desafio, pois as pessoas que ainda não puderam compor suas obras de artes ficam afoitas para materializar alguns sonhos. Neste ponto foi importante ter duas crianças residentes de artes que já estão comigo tem alguns meses. Já viveram esta euforia de produção e então podemos propor a produção de obras e também já pensar na produção da Exposição de Arte,  com as obras que estão sendo elaboradas.
Para tanto visitei o local onde agendamos a Exposição no Museu Histórico de Presidente Prudente, verificando o espaço disponível e como faremos uma Exposição de obras de artes, que possui também no momento mesmo da Exposição uma Mostra Didática. Uma meta é que as obras de arte da mostra didática tenham o mesmo cuidado de elaboração que minhas obras artísticas, sem que cada pessoa possa manter seus desejos de trabalhos já pensados ou sonhados.


  

Obra da Mel    -                    Obra do Saymon

Nos encontros de pintura e estudo há sempre um incentivo para que pensem no resultado que desejam conseguir, usando o que já foi estudado em encontros anteriores. A chamada para que estudem a apostila e conheçam a obras das artistas negras que estão inspirando seus trabalhos sempre é feita.
No entanto, eu sei que quando uma pessoa de fora de nossos círculos de relação questiona o que estão aprendendo e o que estão fazendo há um interesse maior no estudo dos materiais disponibilizados.
Como são crianças ainda, tenho pedido para que leiam, mas chega um momento em que faremos a leitura sistematizada da apostila, par que possam constituir seu próprio método de estudo já sabendo e exercitando algumas possibilidades.


A experiência anterior com a produção de obras artísticas das crianças tem revelado o quanto os exercícios são importantes para pensar arte. Nosso exercício foi produzir máscaras em papel machê, com base nas imagens do livro de pesquisa Arte Africana de Frank Willett, publicado no Brasil pelas Edições SESC.
 
Obras inspiradas na arte do povo Fang (Congos)  Saymon   -    Mel        
                                                           
O primeiro exercício desta Residência Artística foi propor o conhecimento sobre os materiais. A estética dentro do pequeno espaço da folha me possibilitou olhar com cuidado para alguns dos resultados que surgiram. Diante das dúvidas de algumas pessoas ou mesmo porque o resultado do exercício foi notável, eu propus que houvesse a reprodução numa tela maior. Lembrando que estamos trabalhando como base para a produção das obras, com material encontrado em caçambas ou nas ruas da cidade.

Neste exercício a Sandra me falou que gosta muito de arte abstrata e na sua  folha de testes ela produziu uma combinação de cores muito interessante. Propus a ela que colorisse o fundo da tela com tintura de acafrão. Na aula seguinte propus que ela de fato usasse uma telha já colorida com açafrão de fundo e então sobre a tela já colorida utilizasse a pintura com as mesmas formas e cores do exercício, daí usando medidas com régua.
Deste estudo dela poderá sair uma bela obra completamente inédita.


Nesta etapa da Residência Artística já podemos saber qual caminho cada artista está escolhendo para suas produções.

Algumas de nossas inspirações:

Obra de Rosana Paulino


Obra de Edwige Aplogan - Benin
Edwige Aplogan no Catálogo de Exposições do Museu Afrobrasil




Os avanços no enegrecimento da obra


As simbologias adinkras foram constituindo-se em material precioso para aprender arte negra. Estes símbolos ancestrais possibilitam muitas atividades didáticas dentro da obra artística, sem descaracterizar as escolhas iniciais das pessoas que estão envolvidas tanto na produção da obra de arte, como na produção da Exposição, ou seja na sua curadoria.


 
       Wawa Aba                            Símbolo Wawa aba estilizado         símbolo na obra do Saymon
(Ela é forte e resistente como a árvore wawa. Símbolo da força física, resistência e perseverança.)

Quando a parte central da obra do Saymon estava já delineada com os formatos e cores   (ele escolheu a obra de Mama Esther Mahlangu como inspiração), eu sugeri que ele escolhesse no livro de Elisa Larkin Nascimento e Carlos Gá um símbolo adinkra que pudesse compor seu trabalho.
Antes disso procurei nos carimbos adinkras que temos prontos no acervo do Mocambo e só encontrei símbolos adinkras com formatos arredondados. Neste caso, estamos levando em consideração mais a estética que o significado dos símbolos.

fonte: http://claudio-zeiger.blogspot.com/2012/02/wawa-aba-simbologia-adinkra.html


Carimbos adinkras na produção de arte negra

Instigada pela necessidade de constituir um acervo de trabalho com arte negra e também de poder produzir oficinas significativas eu fui buscar por carimbos adinkras, em 2018. Encontrei alguns sites que importavam estes carimbos de Gana, mas os preços não cabiam no nosso orçamento. Então aproveitei sobras de madeira e sobre do maldito EVA  que as escolas públicas compram aos montes e depois descarta muitas sobras para produzir os carimbos

 



Produzi carimbos com os seguintes símbolos adinkras: As 4 formas do Sankofa; Adinkra Hene, Osram Ne Nsromma a lua e a estrela; Aya - a folha da samambaia; Akoben - o punhal do carrasco; Assasse Ye Duru - dois corações que equilibram a terra; Duafe - o pente de madeira; Dono o tambor falante; Akoko Nan - os pés da galinha e  Odo nyera fie kwan - a máscara do amor; compondo 10 símbolos adinkras. Produzi também um folder com as imagens e correspondentes significados destes que foram distribuídos aos participantes da oficina que ofertei no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Na época o produtor cultural Nilo solicitou a compra de cmisetas de boa qualidade para que cada participante pudesse estampar sua própria camiseta. Foi um sucesso. 


ARTE EM TEMPOS SANKOFADOS

O  sankofa é um símbolo adinkra cuja  forma correspondente ao pato nos diz que é preciso ter os pés no presente, andando para frente, sem nunca esquecermos do passado. assim, a Pérola esteve presente  nas atividades do Mocambo desde muito bebê.
Sua mãe, irmã, prima primos também frequentam nossas atividades. Este fato fez  com que ela e também outras crianças crescessem sabedoras de suas potencialidades, incluindo a capacidade de produzir arte.

Os desenhos de Pérola:

   

Agora com 7 anos, a Pérola já possui muita segurança para dizer de suas obras. Então, como ela pinta com rapidez eu já me intrometo nas suas produções. A tela  em madeira de demolição foi seu segundo desenho na Residência Artística. Toda criança acaba ficando muito cansada quando realiza uma tarefa que exige. Como nossos encontros são livres a hora que cansa vai brincar de outra coisa ou vai para casa, para o parque, assistir filmes, etc.
Depois de outros dois encontros que ela pode pintar o que quisesse, eu pedi a ela que contornasse sua tela com tinta preta. Cada desenho que ela fez. Gostei muito do resultado estético de sua obra. Meu pedido não descaracterizou a obra da Pérola, mas ela já sabe que algumas lições de pintura não termina quando termina aquele dia de aula.
Eu reiterei que a folha com os exercícios didáticos era para que soubesse como fica os desenhos com cada material diferente. Para ela esta informação não significa nada. Quando ela quiser ela experimenta outra vez para ver como é que fica. Então ela me deu sua folha de exercício didático, assim como me deu seus desenhos de menina com botas de salto alto.


Quando a negritude precisa de espaço na arte

A História da miscigenação no Brasil é a história da violência contra as mulheres indígenas e negras. O abuso sexual sempre foi uma arma de guerra contra o povo preto e com o passar dos séculos, estas histórias foram sendo romanceadas porque encarar de frente tanto ódio racista é para poucas pretas. 
É uma dor necessária. Impossível acreditar no potencial da arte negra sem encarar-se ou como pessoa negra ou como pessoa branca que usufrui dos privilégios da branquitude (portanto usufruto da exploração do processo escravizatório). As histórias de pessoa branca boazinha não existe! É lenda muito bem articulada para continuar mandando no pedaço!

Assim, quando uma mulher negra de pele clara ou somente com traços negróides sonha com olhos verdes ou azuis é preciso considerar todos os séculos de estupro como arma de guerra. Um tipo de estupro que é físico, mas também um tipo de violência que é camuflada no "desejo forçado". Chamo de desejo forçado aquele desejo que a pessoa negra retinta ou negra de pele claro possui de ter ao  menos um traço do grupo opressor. Os olhos verdes ou azuis é dos traços mais desejados.

A arma de guerra contra o povo negro continua sendo as propagandas e as imagens de todo tipo que coloca o tipo físico branco, com olhos claros no modelo único de humanidade. Um  ou outro quer aparece nas propagandas é para cooptar o grupo preto mais consciente de sua negritude a não organizar uma enérgica oposição.
 
Para pensar na arte negra como possibilidade de defesa contra estes modelos opressores é necessário um tempo sankofado longo. Nem sempre é a geração de pessoas adultas que conseguirá fazer o giro para lutar contra estes modelos na arte que produz. Este processo acaba tendo que respeitar o tempo par o conflito necessário surgir e ficar para contribuir na assunção identitária negra e também na assunção identitária branca. A branquitude precisa saber e ter profunda consciência de que seus atos nos momentos decissórios são fundamentais para a continuidade da vida no planeta.
É muito cômodo vir com o discurso de que são as pessoas pobres as responsáveis por suas decisões, quando estas pessoas precisam lutar muito por uma migalha de respeito. É as faltas e as ausências que faz com que mulheres e homens negros se identifiquem com quem os oprime. "Eu quero ser como ele: branco, de olhos claros, rico e que fala o que pensa, sem nenhuma consequência imediata"...
Acontece que uma pessoa pobre, preta retinta ou preta de pele mais clara NUNCA será de olhos claros, e dificilmente será rica e se ousar falar o que pensa será encarcerada ou morta. Esta é que é a realidade!

Então faça arte, mas saiba como articular sua arte com sua realidade. Pense. Reflita. Pondere. Veja os modelos de nossas artistas negras mais velhas e considere a produção destas mullheres negras como sendo um grande tesouro que elas nos legaram.


Fazer e refazer até aprender ou se dar por satisfeita

 
       Obra da Silvana                                                       Obra da Alícia

Uma das questões que me chama muita a atenção nesta Residência Artística é a variedade de cores e formatos que as imagens ilustram. Sempre me deixou profundamente incomodada as aulas de arte onde todas as pessoas faziam exatamente a mesma coisa, exatamente das mesmas cores. E quem estava na coordenação das aulas ainda afirmava que era o único jeito de todos os alunos aprenderem. Difícil acreditar.

Como nós conseguimos uma variedade de pessoa e também uma variedade de informações sobre as pessoas desta residência artística antes mesmo de seu início as propostas são para que cada um avance de acordo com seu tempo de exercícios e também com suas disponibilidades.

Assim, cada pessoa pode retornar e ir exercitando suas habilidades, reelaborando suas obras. Em alguns casos, é preciso uma fórmula do passo, como no quadro da Alícia, que já fez uma tela muito parecida com esta em uma outra atividade ano passado aqui no Mocambo.

Sua mãe, Silvana foi quem pediu muito para que nós ofertássemos um curso de arte. Então é a responsável direta pela escolha do nosso projeto "Abre Alas Negritude"

Parabéns às duas malungas que estão na pegada de produzir arte negra em família!