quinta-feira, 19 de junho de 2025

 

Ciência Ativa na Produção das Bonecas Abayomis

Autora: Ivonete Aparecida Alves - Mocambo APNs Nzinga  Afrobrasil - Arte - Educação - Cultura

Encontro Precioso Com Lena Martins e Afropira – Piracicaba/São Paulo


 Boneca Abayomi produzida na oficina com Lena Martins na AFROPIRA  em 14 de junho de 2025


A genial imaginação de posicionar bonecas abayomis estruturadas em ambientes históricos no Rio de Janeiro - Obras de Lena Martins:


 


 “AFROPIRA - Coletivo que fomenta a Cultura Afro-Brasileira” na cidade de Piracicaba/São Paulo promoveu no sábado, dia 14 de junho de 2025, um encontro entre bonequeiras do estado de São Paulo, com a presença ilustre de Lena Martins, a criadora da boneca Abayomi.

Confesso que somente estando lá é que entendi a complexidade do encontro,  que acabou influenciando nas muitas dúvidas que tivemos antes do encontro. Um pequeno grupo de pessoas, na sua maioria mulheres com uma enormidade de tarefas para realizar. Literalmente elas cantam, dançam, tocam, limpam, cozinham, cuidam de filhos e outras crianças e adolescentes e ainda organizam os eventos, que são muitos e acontecendo no mesmo período de tempo.

Recepção calorosa  - Érica da Afropira


Eu daqui do Mocambo Nzinga precisei viajar duas noites seguidas, o que fica muito desgastante, levando em  consideração que Presidente Prudente está bem na rabeira do Estado de São Paulo, perto do Paraná e do Mato Grosso do Sul, no Pontal do Paranapanema e Piracicaba já na região de Campinas, bem mais próxima a capital do estado.

Ainda assim, mantive a alegria por compartilhar saberes com outras mulheres negras que mantém uma luta intensa em suas comunidades originais, além de se fazerem presentes em outras localidades fortalecendo a luta coletiva, sempre muito importante na nossa vida afrocentrada.

A metodologia do encontro teve forte influência da própria metodologia de Lena Martins ensinar as técnicas que aprendeu: convidando as pessoas a criarem suas bonecas enquanto narra a maneira como conseguiu criar a boneca abayomi, uma boneca sem cola e sem costura, que utiliza o mínimo de equipamentos.

Esta forma de ensinar e aprender está no bojo da ciência afrocentrada, pois há além da troca de saberes, um compartilhamento dos sentimentos e de uma ancestralidade em comum. A ancestralidade negra é tributária do Egito Antigo, das ciências ocultas de Ifá e demais culturas antigas que vieram sendo atualizadas, sankofando no presente através dos fazeres coletivos, com cada mulher contribuindo para novas formatações.

 

Um lugar acolhedor



Estamos no grupo de bonequeiras:  Érica, Nathy, Eliana, Eveline, Lúcia Makena, Maria de Sampa, Marcelo Domingos,  Professor Gafanhoto, Marisa Silva, Sandra Helena, Marisa Silva, Sandra Helena, Alice Miranda, ...

 

A Oficina com Lena Martins

Eu já tinha participado de duas Oficinas com a Lena Martins aqui em Presidente Prudente, no SESC Thermas da cidade. Ela trouxe os tecidos pretos e também coloridos para ensinar as bonecas de nós no sábado e no domingo os bebês abayomis.




Ela trouxe um tipo de boneca estruturada produzida com retalhos , mas não houve tempo para produzirmos. Fiquei encantada quando soube que seria esta boneca que ela iria ensinar a gente a produzir.

Material necessário

Malha preta, malha com elasteno, microfibra, malha com poliéster, etc.

Tecidos coloridos

Contas coloridas

Lãs em diversas gramaturas e composições

Produção

Corte muitas tiras de malha preta. Corte também tiras de outras malhas para fazer a parte interna da boneca.

 A Boneca Abayomi estruturada

    
Tocadora de tambor da produção de Lena Martins


Tudo no trabalho artesanal depende. Então o tamanho de nossa boneca Abayomi também depende. Lena Martins nos mostra um tamanho de malha preta e também uma boneca abayomi já estruturada para que soubéssemos comparar e produzir nossa própria boneca.

Lembrando que Lena Martins apregoa que somente é boneca Abayomi 

- se for produzida com tecido preto para a aparência d corpo;

2.    - usando poucos instrumentos, no caso somente uma tesoura e talvez um isqueiro para parar o desfio de tecidos de algodão;

3.     -  sem cola e sem costura.

A primeira etapa para fazer a boneca é estruturar a cabeça enrolando uma tira de malha que será o recheio da parte principal da boneca.



Então começamos com um retalho de malha retangular de aproximadamente 30 centímetros de comprimento por 12 cm de largura. Basta uma régua para determinar o tamanho que você pode experimentar.

Separe também uma tira enroladinha para fazer o amarrio.

Dobre uma parte da base preta maior. Lembre que na dobra ficarão a cabeça. O pescoço e a estrutura dos braços. Para baixo sairão as pernas.

Coloque a bola interna para formar a cabeça e amarre com a tira, arrumando a malha para não ficar muito enrugada na parte da frente da cabeça.

 Aperte o amarrio e dê dois nós.


 

                                             Bolinha que coloca dentro da cabeça para dar o volume

Agora corte de baixo para cima a base preta para formar as pernas.

 

 


Corte também a parte para formar os braços. Começe o corte palas laterais do tecido. Como precisa de uma pouco mais de comprimento, reparta a parte de cima em dois triângulos e abra para deixar  parte dos braços mais compridas.

 Com as tiras coloridas de malha começe a enrolar pela parte central da estrutura da boneca abayomi apertando bem a base do braço até chegar na ponta. Retorne enrolando até chegar ao centro. Faça o outro braço.


Perceba que fiz um amarrio no joelho da base da boneca abayomi para que ela tomasse o formato de sentar-se

Caso termine a tira coloque outra tomando o cuidado de deixar as bordas bem apertadas na base da estrutura da boneca.

Quando mais grossa você quiser a boneca, mais terá que enrolar tecido na base. Lembre que a última etapa é o tecido preto. Então deixe a boneca com um espaço para usar a malha preta para o acabamento da boneca.

 

Há variações no momento de construir a boneca para dar movimento a ela. Com estas variações  é possível criar uma boneca abayomi capoeirista, tocadora de bumbo, musicista, dançarina, além de todas as Yabás e demais orixás.


Oxum produzida por Lena Martins

Finalizada esta parte é o momento de escolher o gênero da boneca ou a personagem que ela se constituirá.

 

Saias e blusas

No meu processo de elaboração de bonecas abayomis fui aprendendo a fazer saias e vestidos de vários formatos. Na finalização das bonecas que vi várias bonequeiras também usando estas técnicas de produção das vestimentas.

Uma técnica para produzir saias é fazer um círculo, cortando o centro e passando as pernas da base da boneca abayomi pelo orifício no tecido da saia.

Outra técnica é cortar um retângulo e fazer uma franja com as mãos e amarar na cintura. Depois de feito  o amarrio vai-se ajeitando a saia para ficar harmoniosa.

 


Vestidos

As técnicas são as mesmas com um tecido mais comprido.

 

Calças

As calças das bonecas Abyomis são produzidas com dois retângulos. Amarra-se no tornozelo e também abaixo da cintura. Para fazer calças pantalonas, deixa-se a parte da barra sem amarrio, ajeitando a barra na perna da boneca.

As vestimentas de luxo

As roupas dos povos negros  ancestrais e também dos povos de terreiro apresentam uma enorme variação. A roupa com a qual se apresenta em público é sempre uma roupa de festa. N caso dos países onde aconteceu a escravidão, a roupa de luxo é uma forma de resistência, um grito de liberdade e à favor da liberdade, pois o recado é ado pelo ato subversivo de usar o que nos foi proibido durante o processo escravocrata.

 

  


As vestimentas típicas

Representar as diversas manifestações culturais do povo negro estabelecido em diversas regiões das terras de Tupã ou pindorâmicas são também formas de resistência e valorização das ricas culturas existentes por aqui.

No evento em Piracicaba se fizeram presentes várias destas manifestações da cultura afro-brasileira, como o samba de lenço, a capoeira, o maculelê e o samba das escolas de samba.

 

  

Que tal um duende negro?                                      Dando mais vida ao amarelo

Muitas vivências ainda ficaram sem comentar aqui nesta postagem. Mas as boas lembranças poderão ser despertadas pelo encontro de tantas maravilhas que o dia nos proporcionou. No período da tarde a música e a dança imperou, com convites irresistíveis para a participação de todas as pessoas.


Grupo Samba de Lenço Piracicaba

Mestre: Antônio Carlos Ferraz

Coordenadora: Ediana Maria de Arruda Raetano

Mestre Ediana é uma mulher incrível, com uma voz maravilhosa e uma presença ancestral que acalenta o coração de quem a escuta.


 A mágica da Ana bailando nas rodas




Grupo da diretoria do Afropira:

Elaine Teotonio

Isabel Farias

Julio Rocha

Ariston Batista

Nathy Pezzato

 

Bonecas Abayomis – “História, Identidade e Resistência” é um projeto realizado através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, contemplado no fomento CULTSP com recursos da PNAB “Política Nacional Aldir Blanc” de fomento à cultura - (lei nº 14.399/2022) no Edital Nº 39/2024 Fomento a Economia Criativa - Código do Projeto 39/2024-1725.0292.5100

APOIO:

@etcprodutora

@mvfprodutora

 FICHA TÉCNICA:

Coordenação - @nathy_pezzato

Produção Executiva - @caferlimaby

Produção Geral - @elaine_teotonio

Produção Artística - @mestre_marquinho

 AUXILIARES DE PRODUÇÃO:

@julio_o_rocha

@aristonbatista

@isabelfariaspsi

 

AUDIOVISUAL E FOTOGRAFIA

@paulopretofortunato

 

DESIGN GRÁFICO

@rsdigitalagenci

 

#Pratodosverem: A imagem captura uma cena dinâmica com um mural vibrante ao fundo cercada por elementos artísticos coloridos. A pessoa em primeiro plano, uma mulher negra, cabelo curto, vestindo uma cacharrel preta, uma camiseta verde, calça jeans e coturno preto, segura um microfone e gesticula como se estivesse falando ou se apresentando — talvez participando de um evento ou encontro cultural.

 

#encontroprecioso #afropira #abayomi #cultura #bonecas

 

Foto do perfil de lydiabazafro

lydiabazafro

 

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