I - ABRE ALAS NEGRITUDE - Mocambo Nzinga - Seleção da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente - Edital 03/2022: Cultura e Arte Por Toda parte.
II – Nome da Proponente:
Ivonete Aparecida Alves (Agbá)
Ivonete Afro-Arte – Mocambo APNs Nzinga
Afrobrasil – Arte – Educação – Cultura
III -= Descrição do
Projeto
Esta proposta é uma etapa da continuidade das ações do
Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil – Arte – Educação – Cultura de Presidente
Prudente para implementar ações de ensinagem e exercícios artísticos,
inspirados em artistas negres para um grupo intergeracional no Jardim Cambuci,
zona leste do município, reverberando para outras pessoas no momento da
Exposição dos trabalhos realizado durante o período da residência artística.
IV
– Objetivo
Fazer uma Residência
Artística para oito pessoas do Mocambo, com base na produção, curadoria e
exercícios de fazer artístico elaborando obras de arte individuais e coletivas
que tenham como inspiração outras mulheres e homens artistas negres do Brasil,
africanes e de outras diásporas como Mama Esther Mahlangu, Arthur Bispo do
Rosário, El Anatsui, Nenê Surreal, Maria Auxiliadora, Ayeola Moore, Barbara
Chase Riboud, Renata Felinto dos Santos, Rosana Paulino, Lois Mailou Jones
Howard, Mickalene Thomas, Laura Wheeler, Edwige Aplogan e Ayrson Heráclito.
Este processo se fará com uma conversa muito íntima com a produção de obras de
artes de Ivonete Aparecida Alves que nos últimos anos criou uma técnica
artística chamada “kizombagem” dentro de um processo artístico chamado
“malungagem".
Objetivos
Específicos
1.
Elaborar uma apostila de trabalho contendo
pequeno currículo de cada artista inspiradora da Residência Artística, com até
3 representações de obras significativas para cada participante da Residência;
2.
Organizar e coordenar os encontros
presenciais do grupo da Residência Artística;
3.
Fazer uma palestra aberta ao público em
auditório (Centro Cultural Matarazzo ou Unesp apresentado estas pessoas e
divulgando as técnicas criadas pela Artista Proponente (malungagem e
kizombagem;
4.
Propor releases para a imprensa local na
divulgação deste trabalho;
5.
Gravar um pequeno vídeo ( ou Live ) discutindo aspectos da Ação de
Residência Artística;
6.
Propor e coordenar a Exposição com os
resultados do Trabalho em novembro de 2022 (Mês da Consciência Negra) no Museu
Histórico de Presidente Prudente
“Antônio Sandoval Neto”
V
– Justificativa da Proposta com detalhamento do conjunto das ações a serem
realizadas
O Mocambo Nzinga atua
desde 2009 em Presidente Prudente, com ações também em outros municípios
(palestra, cursos, formações). Desde seu início o público de maior frequência
nas atividades do Mocambo são as crianças, mas em algumas ocasiões houve a
participação de suas famílias, principalmente nas inaugurações festivas e
outros encontros, como as atividades de geração de renda.
No ano de 2021 as
crianças do Mocambo (Xirê de Artes) foram convidadas para um intercâmbio de
trabalho com crianças japonesas, e um atelier de arte da cidade. Trata-se do
trabalho “A infindável viagem: Takeo Sawada” artista educador”, financiado pelo
Sesc Thermas de Presidente Prudente. O processo todo foi de curadoria
compartilhada, com uma metodologia
aplicada na realização de atividades de criação artística envolvendo exercícios
de elaboração de imagens (desenhos, pinturas, fotografias, vídeos) e palavras
(textos escritos, depoimentos, conversas) inspirados nas estratégias utilizadas
por Takeo Sawada em suas aulas para crianças. A partir do contato com obras e
pensamento do artista, e das atividades realizadas com as crianças no processo
de curadoria compartilhada, ou seja, por meio de exercícios e de escuta das
opiniões das crianças sobre as obras, está em cartaz, agora em 2022, exposição
“A infindável viagem: Takeo Sawada” artista educador.
Acontece que as crianças
do Mocambo produziram trabalhos maravilhosos, que ainda estão invisíveis do
olhar do público, juntamente com trabalhos de seus familiares que foram
convidados a ousar produzir obras de arte, desenhos e outros exercícios
artísticos. E alguns pedidos foram bem enfáticos: “eu quero fazer um curso de
artes também!”. Uma mãe chegou a imitar um gesto de quem pinta um painel
imaginário com um enorme pincel. A manifestação deste desejo me fez refletir
sobre alguns parâmetros que impedem que pessoas pretas da periferia tenham
acesso à produção e fluição das artes em geral, principalmente as artes
plásticas cujos cursos são caros, com materiais ainda de difícil acesso. Uma
atividade assim organizada propiciará que estas pessoas possam exercitar
fazeres artísticos com uma monitoria cuidadosa e aberta às sugestões,
compartilhando experiências prévias na produção de obras de arte coletivas.
VI
– Duração das atividades, caso tenha essa especificidade
1. Elaborar uma apostila de trabalho contendo pequeno currículo de
cada artista inspiradora da Residência Artística, com até 3 representações de
obras significativas para cada participante da Residência – 40 horas de
trabalho de escrita, revisão e impressão
2. Organizar e coordenar os encontros presenciais do grupo da
Residência Artística – 6 encontros presenciais
de duas horas cada aos sábados de tarde e mais 02 trabalhos de campo a
combinar com o grupo - 10 horas de ação direta.
3. Fazer uma palestra aberta ao público em auditório (Centro
Cultural Matarazzo ou Unesp apresentado estas pessoas e divulgando as técnicas
criadas pela Artista Proponente (malungagem e kizombagem) : 02 horas
4. Propor releases para a imprensa local na divulgação deste
trabalho 6 horas de ação;
5. Gravar um pequeno vídeo
( ou Live ) discutindo aspectos da Ação de Residência Artística – 4
horas;
6. Propor e coordenar a Exposição com os resultados do Trabalho em
novembro de 2022 (Mês da Consciência Negra) no Museu Histórico de Presidente Prudente “Antônio Sandoval Neto” –
20 horas de planejamento e produção. Três semanas para a Exposição dos
trabalhos advindos do Processo de Residência Artística.
7. Avaliação do trabalho
– com Carta Livre e gravação de depoimentos
VII
– Sinopse
Residência Artística para
um grupo intergeracional na produção e curadoria de obras artísticas de
inspiração afrocentrada no Mocambo Nzinga utilizando técnicas inéditas para o
público criadas pela artista plástica Ivonete Aparecida Alves denominadas
malungagem e kizombagem.
VIII
- Perfil do Público Alvo
Para a residência:
moradores do entorno do Mocambo Nzinga, para demais atividades público em geral
IX
– Classificação Etária (se houver)
Para a Residência
Artística cinco pessoas adultas, com algumas atividades intergeracionais. Para
Palestra e Exposição Público em Geral
Para a Residência
artística: pessoas adultas e adolescentes
X
- Ficha Técnica
Artista responsável :
Ivonete Aparecida Alves
Imagem, motorista e
Assessoria Geral: Agnaldo Júlio de Paiva
Relações Públicas em
artes e produção: Silvana R. Fermino do Nascimento
Figurinista e produção
artística: Alexandra Ribeiro do Nascimento
Aprendizes: crianças e
adolescentes do Mocambo Nzinga
XI
- Currículo do Grupo e/ou artista com
informações e datas necessárias para comprovação de no mínimo 24 meses de
atuação na área
·
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8424817281717174
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