As Bonecas Abayomis no Mocambo Nzinga
Mesmo assim foram alguns anos ainda para que eu me sentisse preparada para aprender a produzir as bonecas Abayomis. Várias histórias acompanhavam a criação da boneca e uma destas versões acabei compartilhando, antes de estudar a polêmica que suas iniciadoras na confecção delas acabaram envolvidas. Lena Martins como iniciadora dexou um legado: "as bonecas pretas Abayomis são para empoderar as mulheres pretas". E foram criadas no Brasil, nos anos 1980.
Assista um pouco desta história:
https://www.youtube.com/watch?v=8SSuiP48dYg
Enquanto fui aprendendo a produzir as boencas Abayomis, eu também avançava na Curadoria de uma Exposição com peças afrocentradas, uma série que chamei de Arte Malunga, que pode vir a ter quantos Atos forem necessários ou desejados Já na "Arte Malunga Primeiro Ato" estava presente com força as Bonecas Abayomis.
Obra: AKilo Roxo - Exus e Pombas-Gira
Foram oito anos de pesquisa, estudos e anotações para conseguir compor uma Exposição com 28 obras produzidas com base nas bonecas Abayomis. Para atingir a meta de produção das quatro mil bonecas Abayomis, que calculei como necessárias para montagem das obras precisei treinar e coordenar o trabalho de outras mulheres pretas.
Este processo todo foi fundamental para colocar na vista das pessoas e nas mãos daquelas que enxergam com as mãos estas Artes Malungas
Nenhum comentário:
Postar um comentário