segunda-feira, 26 de julho de 2010

O pensador, uma inspiração vinda de Angola da etnia Tchokué



Originário da região de Moxico. 
A peça foi inspirada em um dos símbolos nacionais de Angola - O Pensador, outrora chamado Ekwiki II, por se tratar da imagem deste Rei,encontrado morto debaixo de uma árvore com a referida posição.
Algumas etnias do continente africano mumificavam as pessoas mais importantes do grupo. Por serem nômades tinham que transportá-los e o processo de mumificação com fogo exigia a amarração do morto, ficando semelhante a esta figura de "O Pensador".

segunda-feira, 12 de julho de 2010

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ibo ou Igbo: Nigéria.

As duas máscaras são inspiradas na mesma etnia, porém o efeito visual que provoca na gente é muito diverso.
A máscara com atributos mais agressivos é do ritual Mgbedike, para um teste de força e bravura. 

Teke: RDC e Gabão

A variedade  de produção das máscaras desse povo é impressionante.Trabalham maravilhosamente com as figuras geométricas, produzindo máscaras chapadas com muita variedade de cores. Algumas são levemente abauladas nas bordas. Há também figuras humanas e de animais esculpidas na madeira.
A minha foi produzida com papel machê misturado com cascas de cebola. A pintura foi realizada com tinta a óleo diretamente sobre a massa de papel seca e formatada. Usei algumas contas naturais.

O flautista Baga (Guiné e Guiné Bissau_Pisei na Africa como quem retorna e não como quem chega. Paulo Freire em Cartas à Guiné Bissau)

O nariz do músico para servir como um alto falante. Como saber o que pensou o escultor da peça original? Por que um umbigo tão projetado para fora?
Fascinante  e intrigante o design da peça. 

Makonde: Muti Wa Lipiko.(Moçambique e Tanzânia)

A cerimônia Muti Wa Lipiko é vivenciada tanto por meninos, quanto por meninas da etnia Makonde. As pessoas mais velhas ainda trazem na face as escarificações produzidas na própria pele. As máscaras originais sempre possuem cabelo humano colado no alto da cabeça. 
Ao produzir minha máscara Muti Wa Lipiko tive muitos problemas com o papel machê. As partes da máscara se despreendiam e foi preciso um longo processo de secagem para encontrar esta forma final, ainda aquém das originais africanas esculpidas na madeira.