Meu trabalho artístico evoluiu para instalações de médio porte utilizando as Abayomis na composição desta Arte Malunga que virá em "Atos". Os textos, artigos e poemas também compõem o acervo das minhas vivências.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Ibo ou Igbo: Nigéria.
As duas máscaras são inspiradas na mesma etnia, porém o efeito visual que provoca na gente é muito diverso.
A máscara com atributos mais agressivos é do ritual Mgbedike, para um teste de força e bravura.
Teke: RDC e Gabão
A variedade de produção das máscaras desse povo é impressionante.Trabalham maravilhosamente com as figuras geométricas, produzindo máscaras chapadas com muita variedade de cores. Algumas são levemente abauladas nas bordas. Há também figuras humanas e de animais esculpidas na madeira.
A minha foi produzida com papel machê misturado com cascas de cebola. A pintura foi realizada com tinta a óleo diretamente sobre a massa de papel seca e formatada. Usei algumas contas naturais.
O flautista Baga (Guiné e Guiné Bissau_Pisei na Africa como quem retorna e não como quem chega. Paulo Freire em Cartas à Guiné Bissau)
O nariz do músico para servir como um alto falante. Como saber o que pensou o escultor da peça original? Por que um umbigo tão projetado para fora?
Fascinante e intrigante o design da peça.
Makonde: Muti Wa Lipiko.(Moçambique e Tanzânia)
A cerimônia Muti Wa Lipiko é vivenciada tanto por meninos, quanto por meninas da etnia Makonde. As pessoas mais velhas ainda trazem na face as escarificações produzidas na própria pele. As máscaras originais sempre possuem cabelo humano colado no alto da cabeça.
Ao produzir minha máscara Muti Wa Lipiko tive muitos problemas com o papel machê. As partes da máscara se despreendiam e foi preciso um longo processo de secagem para encontrar esta forma final, ainda aquém das originais africanas esculpidas na madeira.
Yorubá: fonte de muita inspiração.
Velho Yorubá: escarificações na face é sinal de coragem e prova que é capaz de suportar a dor!
O penteado ilustra a secularidade do uso de dreads nos cabelos, produzindo penteados compactos, usados tanto por mulheres como por homens.
Olha a vaca! A inspiração vem da Ilha de Bijago na Guiné-Bissau
Foi um desafio produzir essa peça em papel machê. Usei pequenas bolotas de papel já seco para poder modelar o entorno da cabeça, fazendo chifres e orelhas separadamente. Substituí as fibras naturais pelo crochê em barbante.
As peças Bijago ( também conhecidos como Anaki, Bidjogo, Bissago) são muito varidadas, produzindo tanto figuras humanas, como representações de animais.
Os chifres, em geral, representam força e coragem, muito diferente da imagem satânica incorporada por parcela das religiões cristãs.
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