segunda-feira, 5 de abril de 2021

 

 

ARTE Malunga 2° Ato  - 3ª Live - Ivonete Alves e CaCosta - 15 de março de 2021.

 https://www.facebook.com/ivonete.alves.547/videos/4503845082975192



Na primeira obra apresentada por ele foi Festa Ancestral.



A obra do Cacosta alcançou um planejamento minucioso. Cada quadro recebe várias camadas de pinturas e um cuidado enorme com os detalhes. A infância  recebe uma atenção muita especial em suas obras. O quadro Festa ancestral é repleta de símbolos de matriz africana. Ele nasceu em um terreiro de Candomblé. Viveu em um terreiro com 23 pessoas com laços familiares ampliados. O Avô e a avó eram do Candomblé. Yá e Babá.

Este quadro tem na área central uma Oxalá. Isto mesmo Oxalá vestido como uma Yá.

 

O quadro B a Bá do saber foi em busca de vários acontecimentos de CaCosta lá no subúbio carioca onde cresceu ao som dos tambores. Nos altares havia todo o repertório afro e na escola católica ele foi fazer catecismo.  “Lá em casa não é assim não?”. Na minha casa a polícia batia na porta quando tinha festa. Meu avó era militar e sabia como conversar com os policiais.

Sua família teve como oferecer a ele uma educação conflitante com a do terreiro, e para ele isto não teve problema.  Na sua casa era todo mundo aprendendo junto: adulto e criança. “A criança que não brinca vai ser um adulto infeliz”, fala CaCosta e eu respondo “A criança que não brinca vai ser uma adulto genocida!”

Anotamos também algumas falas de participantes, durante a Live:

Glauco Figueiredo :Excelente live!; A  parte da fala do CaCosra me lembra Hampâté Bâ; Matteo Verdú: Parabéns Ivonete e CACosta! Adorei a live! ;  Lorran Ribeiro;  Celso Aguiar: Muito linda a arte do CaCosta! Matteo Verdú : Belíssimas obras, CACosta! E belíssima citação a Benjamin, resgatando essa dimensão religiosa do capital!; Fabiana Alves: Parabéns gigantes! Eu sonhei com esse momento, estou emocionada por ter mediado isso. Joao Portela: Saudações meu povo! Fabiana Alves: O CAPETALISMO É RELIGIÃO! Fabiana Alves; Só quem teve contato com essa obra, sabe a beleza que ela tem. Jefferson Martins: Salve Salve!!!  Karina Zimmermann: Eu também ainda terei um CaCosta em minha sala!!!!!  Fabiana Alves: Não! Ela é minha; Katia Kodama: Saudades Cacosta, um abraço de quebrar os ossos.

Fabiana Alves: Quando vc se viu artista?;  Lorran Ribeiro: Boa noite! Dois queridos!; Thay Guedes: Lindas obras! Karina Zimmermann: As obras do CaCosta são maravilhosas!!!!!; Katia Kodama:  Obrigada sempre bom te ouvir, sempre aprendo muito. Karina Zimmermann: Que delícia de live!; Karina Zimmermann: CaCosta é um excelente músico!!!!

 Obra: Águas de Oxalá de CaCosta


Foto: acervo do autor


“CAcosta: minha obra não tem hierarquia de planos, os planos se sobrepõem.” Intermediação, assim como “A vida é sempre solidária”.

 

Quanto é que você se viu artista como adulto? “CaCosta: Eu sempre faço leituras; faço um projeto, elaboro... Tenho a ideia e planejo. Traço “um plano de imagem” e desenho os planos em papel vegetal. Colocando um sobre o outro consigo desenhar e pintar cada pedacinho. Meu tempo é sempre fragmentado. Me preocupo que no tempo de eu estar trabalhando eu fico em outro plano, concentrado, fico neste outro mundo”


Artista em seu atelier em Ourinhos/SP


Foto: acervo do artista

Frases colhidas da Live:

Conhecimentos dos mais novos para que respeitem a ancestralidade africana.

Eu sou um administrador daquilo que meus ancestrais me fizeram!

 

O fazer relegado a segundo plano. “Precisava escravizar as pessoas;

 

Outra Obra:

Axé Kizomba: Varetas de bambu, filós e linhas. Filó é transparente e colorido ao mesmo tempo. Com muitas brincadeiras, tocadores de tambor, capoeira...

Eu envergo o bambu aquecendo as varetas.  Esta obra tem um metro por um metro e vinte.

 

Sejam bem vindas todas as coisas: colocar o Outro no nosso discurso. Na perspectiva da racionalidade o Outro foi tirado fora.

 

CaCosta também foi contemplado com a Lei Aldir Blanc para Exposição virtual. A matéria pode ser lida na íntegra neste endereço:

https://jornalbiz.com/artista-cacosta-realizara-exposicao-virtual/?fbclid=IwAR3lNi-uIioKbDWAzvbp-g2jB8wn3fzU0r8r1_Z-kQtd8e2_9WrvN22Qlq0

E quem curtiu muito tem outra prosa do CaCosta com Inaycira Falcão dia 06 de abril de 2021. Agora através da Ocupação Preta do Coletivo Mãos Negras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário