Processo artesanal na produção de massa cerâmica
A cerâmica artesanal,
historicamente é inspirada na produção de uma pessoa mais velha. Seu aprendizado
tem sido realizado com uma mestra artesã ou com um mestre.
Nesta etapa vamos falar um pouco
da identificação da base para produção da massa cerâmica.
Na região de Presidente Prudente
temos um polo ceramista em Indiana, cidade a 40 km. A produção na cidade gira
em torno de vasilhas de barro, sendo muito pequena a produção de cerâmica artística.
Mesmo assim, há pessoas
interessadas na produção e algumas peças são comercializadas. Meu interesse
pela produção de peças é devido ao meu trabalho com arte afro-brasileira. O
desejo na produção de cerâmica foi principalmente à peças adquiridas em gesso
quebrarem com facilidade. Acredito ser uma afronta uma peça votiva com tantos
defeitos. Foi assim que produzi minhas primeiras peças.
Uso parte da argila comprada dos
ceramistas de Indiana e parte de uma argila coletada diretamente no leito do
rio. Faço uma mistura de mais ou menos 30% com a massa proveniente de Indiana
(mas que é coletada em Presidente Epitácio).
A mistura deve ficar bem
homogênea e então começa o processo de secar um pouco mais a massa, até que ela
possa ter uma plasticidade suficiente para modelagem, sem que no entanto,
esteja úmida demais.
Para diminuir a quantidade de
água na massa cerâmica pode ser utilizada uma base com jornais velhos, com
papelão, tecidos ou de gesso. Bater a massa sobre este materiais vai permitir
que a massa possa ficar no ponto para a modelagem.
A peça em massa cerâmica também
pode ser feita em um único bloco. Aí então ao invés de modelagem será feita uma
escultura na massa. Este fato evita as rachaduras que se produzem nas emendas
da massa. Diferenças entre a umidade de uma parte da massa já na peça e o
acréscimo de massa também produzem rachaduras.
O Processo de maturação da peça
Enquanto a peça está sendo modelada, toda vez que for interromper o trabalho, borrife toda a superfície da peça com água pura e então recubra toda a peça com plástico. Feche bem, evitando entrar ar para outro dia de trabalho. Mantendo a peça úmida, você pode trabalhar na peça meses a fio.
Quando sentir que a peça está finalizada, coloque para secar em local protegido da chuva, doa animais de estimação, das crianças e de curiosos.
Tem pessoa adulta que enfia o dedo na peça para ver do que se trata e estraga o trabalho, então coloque em locais fora das vistas e do alcance da curiosidade.
A maturação da peça antes da queima leva de 1 semana até alguns meses, dependendo da temperatura ambiente. A umidade relativa do ar é fator decisivo nesta etapa. Quanto mais seco o ar, mais rapidamente a peça seca e isto pode causar rachaduras nas peças.
Com o tempo e o uso da massa cerâmica, alguns segredos são revelados... Não há mágica, mas há muita mágica neste aprendizado.
Boa modelagem ou escultura.
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