quarta-feira, 11 de abril de 2018


Meus sentimentos: uma tradicionalista aprende com os elementos da sua ancestralidade quando os manipula
Ivonete Aparecida Alves







Foi assim que aprendi a linguagem do fogo. As línguas do fogo ao movimentarem-se ao vento desloca o ar e seu calor compartilha o que foi a árvore com o ambiente. Xangô presente. Mas foi de Onilé que a madeira veio e depois com as bênçãos de Yemanjá, a água foi sendo retirada e Nanã – a velha – recolhe para suas terras enlameadas a água que o fogo evapora. Uma queima de cerâmica tradicional é uma celebração da vida. Aprendi com Edson Carneiro que Ossaim é uma mulher e reflito que Onilé, a quem Olodumaré deixou o governo da Terra quase foi esquecida...
Mas existem diferenças entre a queima tradicional que realizo no presente e a manipulação do fogo que ainda é feita no continente africano, pelos homens guardiões da tradição. Segundo Amadou Hampatê Bá, os tradicionalistas são mestres de cultura, como consegui ser na diáspora. Mas meu aprendizado foi realizado por vias tão tortuosas e complexas como ainda é em África. É esta discussão, que envolve conhecimento tradicional, diáspora africana, processo escravizatório, libertação e feminismo negro que vou discutir neste texto, com toda a reverência que devo aos meus mais velhos e também às feministas negras, algumas minhas mais novas.


Meus pensamentos foram tomados, não de assalto, por várias reflexões que a releitura de Mestre Amadou Hampâté Bâ. O artigo é A tradição viva, que compõe o trecho de do Volume I - Metodologia e Pré-História da África, publicada pela UNESCO no Brasil. A sabedoria do escrito de Bâ me remeteu às lembranças da minha infância, repleta da espiritualidade de meus ancestrais, alguns bem perversos, outros tentando de todas as formas proteger minha vida. Já aos três anos guardo lembranças destes espíritos, com quem eu batia longos papos. Minha mãe, escondida do padre da paróquia, me levava à benzedeira, para ver se ela dava um jeito em mim. Dona Neide colocava um pano alvíssimo dobrado em várias partes sobre minha cabeça e  sobre ele uma garrafa transparente com um litro de água. Munida de um galho de alecrim ou de arruda ela rezava. Vez ou outra eu ouvia um murmúrio mais alto, rogando à Virgem Maria  e eu via uma Preta Velha. Por vezes enxerguei um Preto-Velho. Foi assim, vivendo entre o mundo dos espíritos e o mundo material, que comecei a aprender sobre meus ancestrais africanos e africanas. Muitos anos mais tarde a memória da escravização veio preencher as lacunas de meu aprendizado. Elas e eles me avisaram que seria uma longa batalha, mas que jamais me abandonariam e colocariam em meu caminho pessoas vivas e de outros planos para que eu aprendesse tudo o que fosse necessário para ensinar sobre a vida e principalmente sobre a construção de novas comunidades afrocentradas neste país e depois em outros lugares do mundo.
O sofrimento, lembra Pai Zumbi é passageiro, mas a luta pela melhoria é constante e deve ser feita, apesar de tudo o que for necessário para sobreviver com dignidade. “Ser uma pessoa bondosa, não deve fazer da gente um pessoa besta”. Eu sempre soube disto, mas ainda hoje, ao enfrentar o racismo de cada dia, ainda tenho vontade de matar vários racistas! E ele me lembra “De novo não, já tem sangue demais na sua história!”
Então vamos lá...
“A própria coesão da sociedade repousa no valor e no respeito pela palavra. Em compensação, ao mesmo tempo que se difunde, vemos que a escrita pouca a pouco vai substituindo a palavra falada, tornandose a única prova e o único recurso; vemos a assinatura tornar se o único compromisso reconhecido...” (Bá, 2010, p. 168). Mas apesar da profundidade destes ensinamentos, na diáspora fui enganada por toda espécie de gente com palavras falsas, então aprendi na prática, que são poucas as pessoas que de fato honram sua fala. Foi um aprendizado doloroso.
Tudo que aprendi a fazer com as mãos, em algum momento da vida, matou minha fome e também da minha filha, nascida em meio à lutas pela sobrevivência. Algo fugia.

 Retomando Bá: “A tradição africana não corta a vida em fatias e raramente o “Conhecedor” é um “especialista”. Na maioria das vezes, é um “generalizador”. Por exemplo, um mesmo velho conhecerá não apenas a ciência das plantas (as propriedades boas ou más de cada planta), mas também a “ciência das terras” (as propriedades agrícolas ou medicinais dos diferentes tipos de solo), a “ciência das águas”, astronomia, cosmogonia, psicologia, etc. Tratase de uma ciência da vida cujos conhecimentos sempre podem favorecer uma utilização prática”. (Bá, 2010, p.175).



Assim, fui aprendendo a plantar e colher, a fazer uma faxina bem feita, a lidar com equipamentos elétricos, papel e fibras naturais. Coisas e técnicas que se misturaram em cursos, professoras, pessoas que conheci e me ensinaram uma técnica, um ponto diferente ou o uso de um remédio. Uma bagunça do ponto de vista das escolas ocidentais. Ouvi isto de alguns professores, mas ouvi também que minha carreira profissional seria um sucesso com tanto conhecimento.
A perseguição a quem conhece da cultura negra é real e intensa também na diáspora, assim como foi e continua no continente africano:
“De maneira geral, os tradicionalistas foram postos de parte, senão perseguidos, pelo poder colonial que, naturalmente, procurava extirpar as tradições locais a fim de implantar suas próprias ideias, pois, como se diz, “Não se semeia nem em campo plantado nem em terra alqueivada”. Por essa razão, a iniciação geralmente buscava refúgio na mata e deixava as grandes cidades, chamadas de Tubabudugu, “cidades de brancos” (ou seja, dos colonizadores). (Bá, 2010, p. 176).

O fogo e o caminho de seu uso na diáspora
Que medo de uma queimadura com fogo! Frases repetidas por várias mães. E um fascínio pelo fogo que muitas crianças possuem. Senti na pele uma queimadura com fogo, mas ainda assim o fascínio continuou. No entanto, os segredos de uma queima transformando barro em cerâmica só fui desvelar em 2016, em uma oficina no Sesc Thermas de Presidente Prudente com artistas Deva Bhakta, , e Kleber José da Silva, em 2016. Que reencontro maravilhoso. Modelamos e queimamos no mesmo dia. Durante a semana consegui espaço para fazer uma fogueira e queimei meu primeiro Exu! Laroiê.
 “Ofícios artesanais tradicionais são os grandes vetores da tradição oral. Na sociedade tradicional africana, as atividades humanas possuíam frequentemente um caráter sagrado ou oculto, principalmente as atividades que consistiam em agir sobre a matéria e transformála, uma vez que tudo é considerado vivo. A atividade artesanal, em sua operação, deveria “repetir” o mistério da criação. Portanto, ela “focalizava” uma força oculta da qual não se podia aproximar sem respeitar certas condições rituais (Bá, 2010, p. 185).
Kleber, prudentino, foi aprender a usar a linguagem do fogo na Faculdade de Artes em São Paulo e Deva aprendeu com o professor em São João Del Rei em Minas Gerais e os dois nos ensinaram a queimar em Prudente. Conhecimento que gira.
Desde então retomei o que os meus ancestrais fizerem. Caso estivesse em África talvez tivesse que romper com uma tradição para torna-la viva. As mulheres em grande medida  eram mestres do fogo na confecção de vasilhas e utilitários, porém não foram citadas por Bá neste artigo. No entanto, ao ler seu texto, me senti comtemplada com suas histórias.
Quanto ao ferreiro tradicional, ele é o depositário do segredo das transmutações. Por excelência, é o “Mestre do Fogo”. Sua origem é mítica, e, na tradição bambara, chamamno de “Primeiro Filho da Terra”. Suas habilidades remontam a Maa, o primeiro homem, a quem o criador Maa Ngala ensinou, entre outros, os segredos da “forjadura”. Por isso a forja é chamada de Fan, o mesmo nome do Ovo primordial, de onde surgiu todo o universo e que foi a primeira forja sagrada.  (Bá, 2010, p. 187).
Assim, o artesão tradicional, imitando Maa Ngala, “repetindo” com seus gestos a criação primordial, realizava não um “trabalho” no sentido puramente econômico da palavra, mas uma função sagrada que empregava as forças fundamentais da vida e em que se aplicava todo o seu ser. Na intimidade da oficina ou da forja, participava do mistério renovado da criação eterna. (Bá, 2010, p. 188)
Em outra oportunidade vou completar este escrito...
Abraços,
Ivonete

Referências
Amadou Ampatê Bá. A tradição viva. In.: História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África / editado por Joseph.KiZerbo. – 2.ed. rev. – Brasília : UNESCO, 2010. 992 p. pp. 167-212.
Amadou Hampaté Bâ. A noção de pessoa na ... - Filosofia Africanahttps://filosofia-africana.weebly.com/.../amadou_hampaté_bâ_-_a_noção_de_pessoa_...): A NOÇÃO DE PESSOA NA ÁFRICA NEGRA. Amadou Hampaté BâAmadou Hampaté Bâ. A noção de pessoa na África Negra. Tradução para uso didático de: HAMPÂTÉ. BÂ, Amadou. La notion de personne en Afrique Noire. In: DIETERLEN, Germaine (ed.). La notion de personne en Afrique Noire. Paris: CNRS, 1981, p. 181 – 192, por Luiza Silva Porto Ramos e Kelvlin Ferreira Medeiros.


quarta-feira, 14 de março de 2018

Mocambo: lugar de vida plena

Quando comento sobre as atividades que temos no Mocambo APNs Nzinga AfroBRasil em Presidente Prudente/SP, muitas pessoas ficam surpresas diante da quantidade de atividades que fomos executando ao longo dos anos. Primeiro que viver em conformidade com uma filosofia afrocentrada pressupõe que existam circularmente várias atividades que vão animando a vida. Assim, a arte, a educação, os fazeres da vida cotidiano encontram espaços de desenvolvimento e podem compor o cotidiano, com um colorido diferente e dinâmico.
Arte e alimentação - cores da terra - plantas de chá  - reuso de água - aproveitamento das águas da chuva - alimentação saudável:


PANQUECAS COM PANCs NA MASSA E NO RECHEIO
MUDAS CULTIVADAS NO MOCAMBO

SANDRA SELECIONANDO PLANTAS PARA USO NO CALDO VEGANO

EU E FABIANA NA COZINHA PREPARANDO COMIDA COM PANCs e SUCOS COM PANCs
ARTESANATO PRODUZIDO NO MOCAMBO 

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Exposição "O Grito negro ecoa no silêncio"

Em duas versãos, em maio na UNOESTE e em novembro de 2015 na FCT/Unesp de Presidente Prudente, as exposições ilustraram alguns eventos com a estética afro-brasileira. Participação efetiva das crianças do Mocambo Nzinga e suas famílias:



 III Seminário da Consciência Negra na FCT/Unesp de Pres. Prudente - Novembro de 2015
Defensoria Pública participando da Mesa: Medidas de Combate ao Genocídio da Juventude Negra
Giovana, Ivonete, Taís Teles, Analú, Lisie, Gustavo Picch e Lindberg

terça-feira, 11 de julho de 2017

Arte afro em cerâmica

Kleber Silva e Deva Bakta coorderam uma oficina do SESC Thermas de Pres. Prudente, em 2016 e foi um deleite.
Quis fazer uma Attie, mas Exu a precedeu, como deve ser. Obaluaê me deixa impressionada!



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mocambo Nzinga apoia evento dos Agentes de Pastoral do Negro




Velhos Ibejis - peça confeccionada em papel-machê

No dia 25 de fevereiro vai acontecer na Cidade da Criança, em Presidente Prudente o encontro dos APNs da região oeste do Estado de São Paulo. O evento contará com a presença do Coordenador Nacional dos APNs Nuno Coelho e tem o apoio do COMIR - Conselho Municipal da igualdade Racial, que possui na sua composição representantes dos APNs. Veja nossa programação:
Programação para Encontro Regional dos APNs
25 de fevereiro de 2012. Local: Cidade da Criança
Presidente Prudente/SP
8h00 ás 9h00 credenciamento
9h00 - abertura oficial
9h15 apresentação cultural 
9h30 mesa de apresentação dos APNs e do Projeto Político Nacional (NUNO)
10h00 
10h30 apresentação das Ações da Região do Pontal do Paranapanema (breve histórico dos APNs na Região com fotos via Slides e pequenos textos) (________________________________)
11h00 abertura para perguntas e debates
12h00 almoço
13h30 ás 14h00 - José Maria Langa com o tema: África, vivências, práticas e costumes" - Moçambicano - Mestrando da FCT/UNESP de Pres. Prudente

14h00 às 15h30
Grupos de trabalho (de avaliação das ações e proposições para ações a curto prazo metas para 2012)
Discussão em grupos
Coordenadores/as de grupo
APNs Históricos com participação em todos os grupos

Grupo 1 - APNs e a Capoeira - José Maria Langa 
Grupo 2 - APNs e as Religiões de Matriz Africanas - Dom Mauro e/ou Agnaldo
Grupo 3 e  4 - APNs e a  grupos religiosos da Juventude e APNs e a Juventude da Região do Pontal (Hip Hop, fank, esportes, lazer, cultura em geral) - Guilherme Perini 
Grupo 5 - APNs Mulher: discutindo o movimento negro e as questões de gênero - Lia Lopes de Almeida (+ alguém para anotar as propostas)


Ciranda APNs: Responsável Geral Lisie Alves Xavier (Mocambo Nzinga)
Teremos uma Ciranda para as crianças, com uma programação especial, com brincadeiras, teatro, maquiagem étnica e oficinas
Certificado para quem precisar ou para efeito de Currículo com a cobrança de uma taxa de R$10,00.

Ficha de Inscrição para o evento:
bandeiraapnS

AGENTES DE PASTORAL NEGROS

Conscientização – Organização – Fé – Luta

Fundado em 14/03/83

www.apnsbrasil.org

Ficha de Inscrição

Encontro Regional de APNs - 25 de fevereiro de 2012

Nome:
Endereço:
CEP:
Bairro:
Fone:
Estado:
Cidade:
Email(s):
Data de Nascimento:
______/________/_______
Sexo: Masc. Fem 
Raça/etnia:
RG:
CPF:
Mocambo:
Grupo de Trabalho ( )
Taxa para Certificado R$ 10,00: ( ) sim ( ) não
bandeiraapnS

AGENTES DE PASTORAL NEGROS

Conscientização – Organização – Fé – Luta

Fundado em 14/03/83

www.apnsbrasil.org

Ficha de Inscrição

Encontro Regional de APNs - 25 de fevereiro de 2012

Nome:
Endereço:
CEP:
Bairro:
Fone:
Estado:
Cidade:
Email(s):
Data de Nascimento:
______/________/_______
Sexo: Masc. Fem 
Raça/etnia:
RG:
CPF:
Mocambo:
Grupo de Trabalho ( )
Taxa para Certificado R$ 10,00: ( ) sim ( ) não
Confirmar participação pelos e-mails: nzingaafrobrasil@gmail.com; ivoneteambiente@gmail.com e comir@presidenteprudente.sp.gov.br

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Olha o dida super concentrado, fazendo sua máscara em Papel-machê

Dida escolheu a etnia Marka como inspiração. Ficou super bonita sua máscara étnica.Precisa de um acabamento tão caprichado quanto a modelagem. Valeu Dida.

CURSO DE MÁSCARAS ÉTNICAS NO SESC THERMAS DE PRESIDENTE PRUDENTE


Agnaldo, Anna Paulla, Antônio, Felipe (Dida), Lisie, Rodolfo, Vinícius pintando suas máscaras.
Inspiração Marka (Mali), Songi Kifwibe-Luba (Congo) e Fang (Gabão, Camarões e Guiné-Equatorial).