segunda-feira, 6 de outubro de 2025

 

Curso ou Oficina: TERAPIAS INTEGRATIVAS NO CUIDADO DA SAÚDE DE QUEM EDUCA

Agbà Ivonete Aparecida Alves

 


ÓLEOS ESPECIAIS MEDICADOS COM ÓLEO BASE DE GERGELIM – Produção por infusão a quente (banho maria de baixa temperatura)

1 – FRIBROMIALGIA E OUTRAS DORES CRÔNICAS

ERVA BALEEEIRA – ARRUDA E ALECRIM

Erva-baleeira, ou Cordia verbenacea, é usada principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, servindo para aliviar dores musculares, reumatismo, artrite, contusões e dores na coluna. A planta também é utilizada para tratar úlceras estomacais, tem potencial antimicrobiano e pode ajudar no emagrecimento por ser diurética

Anti-inflamatória: É eficaz no tratamento de inflamações, como artrite, reumatismo e dores musculares.

Cicatrizante: Ajuda a curar feridas externas e úlceras.

Analgésica: Proporciona alívio para diversas dores, incluindo dores na coluna e contusões.

Antisséptica: Possui ação antisséptica e pode ser usada para tratar ferimentos.

Antiulcerogênica: Auxilia no tratamento de úlceras e gastrite.

Diurética: Contribui para a eliminação de líquidos retidos e inchaço, sendo um auxílio na perda de peso.

Anti-infecciosa: As propriedades dos flavonoides da planta combatem infecções.

 

ARRUDA: RUTA graveolens

Anti-inflamatória: Auxilia no tratamento de inflamações nos rins, fígado e vias urinárias.

Analgésica e reumatismo: É usada para aliviar dores reumáticas e nevralgias.

Saúde da pele: Propriedades emolientes, anti-inflamatórias e cicatrizantes que podem ajudar em condições como eczema, psoríase e assaduras.

Digestão: Ajuda a aliviar gases e desconfortos estomacais por seu efeito carminativo.

Circulatório: Fortalece vasos sanguíneos e pode ser útil em problemas de circulação como varizes e hemorroidas.

Combate a piolhos e sarna: A infusão de arruda pode ser usada topicamente para tratar esses problemas em humanos.

Repelente de insetos: O aroma da planta e a queima de suas folhas podem afastar insetos.

 

ALECRIM - Rosmarinus officinalis

Digestão e Apetite: Atua como estimulante digestivo, ajudando na inapetência (falta de apetite), azia e problemas como flatulência e gases.

Circulação: É conhecido por melhorar a circulação sanguínea, com uso para fins cardiotônicos e estimulantes.

Sistema Nervoso: Suas propriedades tônicas e estimulantes podem combater o cansaço físico e mental, atuando sobre o sistema nervoso.

Propriedades Antioxidantes: R. officinalis é uma rica fonte de antioxidantes, importantes para combater o estresse oxidativo e envelhecimento celular.

Propriedades Anti-inflamatórias: Possui ação anti-inflamatória, sendo estudado por seu potencial no tratamento de doenças inflamatórias e neurodegenerativas.

Propriedades Antissépticas: Devido à sua atividade antisséptica, é usado topicamente em casos de afecções bucais e nasais.

Saúde Capilar: O óleo essencial estimula a circulação no couro cabeludo, o que pode auxiliar no crescimento do cabelo e no tratamento da queda.

Aplicações Tópicas: Em uso externo, pode ter efeito cicatrizante, e sua ação estimulante na circulação é utilizada para tonificar a pele e combater a celulite.

Aromatização: O óleo essencial é usado para aromatizar ambientes, trazer bem-estar e para a limpeza de energias.

 

2- PELE, CABELO, COOADJUVANTE NO COMBATE AOS VÍCIOS

ASSA PEIXE – TITÔNIA – LAVANDA

ASSA PEIXE – Vernonanthura polyanthes

Assa peixe de flores brancas

                                             

melão de são caetano - trata diabetes

Atividade respiratória: Alivia sintomas de doenças como gripe, bronquite e pneumonia, auxiliando na expulsão de secreções e na redução da inflamação nas vias aéreas.

Ação anti-inflamatória e analgésica: Ajuda a diminuir inflamações e a aliviar dores musculares e de pele.

Propriedades diuréticas: Auxilia na eliminação do excesso de líquidos do organismo, combatendo a retenção de líquidos.

Cuidados com a pele: Pode ser usada topicamente para tratar afecções dermatológicas, ajudando a reduzir inflamações e inchaços na pele e a acelerar a cicatrização.

Controle da glicemia: Seus compostos bioativos, como flavonoides e saponinas, podem contribuir para o controle do açúcar no sangue.

 

TITÔNIA DIVERSIFOLIA – MARGARIDÃO

Nomes populares: Mão-de-deus, margaridão-amarelo, girassol-mexicano, boldo-japonês, titônia , flor do Amazonas.

O caso do Delegado de Ensino de Garça

https://hortodidatico.ufsc.br/mao-de-deus/

O extrato de folhas de Tithonia diversifolia apresentou atividade anti-edematogênica, analgésica e anti-inflamatória induzida por carragenina em camundongos, corroborando um de seus usos populares. O componente tagitinin C mostrou-se eficaz contra o Plasmodium falciparum, causador da malária, em um estudo in vitro. O extrato de lavagem glandular das folhas apresentou um potente efeito contra a Leishmania major, causadora de leishmaniose, devido a seus constituintes principais, as lactonas sesquiterpênicas.

              

Referências: (titônia somente)

 

AMBROSIO, S. R. et al. Atividade leishmanicida de lactonas sesquiterpênicas de Tithonia diversifolia (Asteraceae). In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 30ª, 2007, Águas de Lindóia. Resumos. Águas de Lindóia: [s.i.], 2007. p. 263.

 

GOFFIN, E. et al. In Vitro Antiplasmodial Activity of Tithonia diversifolia and Identification of its Main Active Constituent: Tagitinin C. Planta Med. v. 68, n. 6, p. 543-545, 2002.

LUSTOSA, C.P. F. Aplicação do Extrato e dos Resíduos das Folhas de Tithonia diversifolia como Adubo Orgânico e Agente Anti-edematogênico em Edema de Pata Induzido por Carragenina e Veneno de Serpente Bothrops jararaca. São José dos Campos, SP: Universidade do Vale do Paraíba, 2005.

OWOYELE, V. B. et al. Studies on the anti-inflammatory and analgesic properties of Tithonia diversifolia leaf extract. Journal of Ethnopharmacology, [S.I.], v. 90, n. 2-3, p. 317-321, February 2004.

SILVA JÚNIOR, A. A. Plantas Medicianais. Florianópolis: Epagri (PROMED – Projeto Plantas Medicinais), 1994. CD ROM.

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E TOXICIDADE DAS INFLORESCÊNCIAS DE FLOR-DO-AMAZONAS (TITHONIA DIVERSIFOLIA) ANTIFUNGICAL ACTIVITY AND POTENTIAL TOXICITY OF INFLORESCENCES OF FLOWER OF AMAZON (TITHONIA DIVERSIFOLIA) Márcia N. M. Castro 1 ; Maria E. da S. Barros 1 ; Rosana G. Rodrigues-Das-Dôres 1 ; Ricardo Stefani 2 1. Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto-MG. Brasil. 35.400-000. 2. Universidade Federal do Mato Grosso. Barra do Garças-MT. Brasil. 78.60

Toxicity studies of Tithonia diversifolia A. Gray (Asteraceae) in rats. Elufioye TO, Alatise OI, Fakoya FA, Agbedahunsi JM, Houghton PJ. Source Faculty of Pharmacy, Department of Pharmacognosy, University of Ibadan, Ibadan, Nigeria.

 

LAVANDULA DIVERSIFÓLIA

cultivo comercial de lavandin no sul do Brasil


O Lavandin,  é uma  espécie do gênero Lavandula, muito comum no Brasil. Seu nome científico é Lavandula x intermedia ou hybrida. Essa espécie é um híbrido entre a Lavandula angustifolia (Lavanda francesa) e a Lavandula latifólia. A primeira, da espécie angustifolia, é produzida em altas altitudes de 600m acima do nível do mar, enquanto abaixo desta altitude é encontrada a espécie latifolia (também chamada de Lavanda Spike). No entremeio das duas plantações, através da polinização cruzada natural de ambas lavandas, se origina uma nova espécie: o Lavandin, muito adaptado e que carrega consigo uma história de cheiros e remédios produzidos.

Desta forma, o Lavandin conserva em sua composição química características das duas espécies que lhe deram origem, contendo tanto linalol e acetato de linalila, quanto cânfora e 1,8 cineol que também estão presentes na Lavanda Spike (assim como na nossa Alfazema).

Alívio respiratório:

É rica em cineol e tem ação expectorante e antibiótica, sendo útil no tratamento de sinusites e bronquites.

Saúde mental:

Ajuda a combater o nervosismo, a ansiedade e o estresse, proporcionando sensação de calma e harmonia.

Saúde da pele:

Suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias ajudam a acalmar irritações, reduzir a vermelhidão e auxiliar na cicatrização.

Bem-estar geral:

Pode ser usada para relaxar a musculatura, melhorar a qualidade do sono e fortalecer o sistema imunológico.

Antisséptico, cicatrizante, redutor nos efeitos de queimaduras e assaduras e alívio dos sintomas causados por picada de insetos.

 

 

DIABETES

FOLHA DE MANGA – Mangífera indica var ubá

 

As folhas de manga oferecem diversos benefícios para a saúde, incluindo o controle da pressão arterial e do diabetes, a ação anti-inflamatória e antioxidante, a melhora da digestão, a proteção do fígado, o auxílio na desintoxicação do corpo e o fortalecimento da imunidade. Elas são ricas em substâncias como taninos e mangiferina, que contribuem para essas propriedades.

Benefícios detalhados:

Ação Anti-hipertensiva:

As folhas de manga ajudam a controlar a pressão arterial e fortalecer os vasos sanguíneos, o que auxilia na saúde cardiovascular.

Controle da Glicemia:

Contêm substâncias que estimulam a produção de glicogênio e inibem enzimas que digerem carboidratos, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e a melhorar a resistência à insulina, o que pode ajudar no controle do diabetes.

Propriedades Anti-inflamatórias:

Possuem antioxidantes como o tanino, que combatem a inflamação no corpo, protegendo contra doenças e ajudando a neutralizar marcadores inflamatórios no cérebro, como em estudos com ratos.

Efeitos Hepatoprotetores:

O chá de folha de manga demonstrou reduzir a quantidade de gordura no fígado, auxiliando na proteção e recuperação da função hepática, aponta um estudo publicado na ScienceDirect.com.

Melhora da Digestão:

As folhas auxiliam na produção de enzimas digestivas, o que melhora o processo de digestão dos alimentos e pode prevenir problemas como constipação e inchaço.

Ação Antioxidante e Imunidade:

A presença de antioxidantes fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo contra danos celulares causados pelos radicais livres.

Regulação do Metabolismo:

O extrato de folha de manga pode ajudar a regular o metabolismo da gordura, protegendo contra o ganho de peso e a obesidade.

Como usar:

Chá:

A forma mais comum de consumo é através de um chá, que pode ser feito fervendo as folhas em água.

Gargarejo:

O chá de folhas de manga, em temperatura morna, pode ser usado como um gargarejo natural para aliviar inflamações na boca e garganta, como aftas e laringite.

Aplicação na Pele:

É possível triturar as folhas para fazer uma pasta e aplicar em feridas ou irritações na pele para auxiliar na cicatrização

O principal princípio ativo da folha de manga é a mangiferina que traz uma coleção de feitos terapêuticos.

A Universidade Rural do Rio de Janeiro pontua que a mangiferina possui diferentes atividades farmacológicas, destacando-se atividade antioxidante, anti-inflamatória, imunomodulatória, antitumoral, antiviral, anti-helmíntica e antibacteriana.  Só não é indicada para quem é gestante ou alguma vez na vida apresentou reação alérgica ao comer manga. Agora se você tem diabetes, o uso é fantástico.

As folhas da manga, as que ficam especialmente nas pontas do galho e são mais novas, aumentam a produção de insulina, baixam a glicose e ampliam a reserva de açúcar armazenada no fígado, o chamado glicogênio hepático.

Quando você aumenta o glicogênio, indica que a glicose foi retirada do sangue, enviada para o reservatório natural em seu corpo, que é o fígado, para ser usada só quando você realmente precisa.

Uma pesquisa indiana comparou  10 pacientes com diabetes tipo 2 sem medicação prévia com 10 pacientes com diabetes mellitus tipo 2 em uso de hipoglicemiantes orais que não conseguiam fazer o controle da doença mesmo com medicação.

Eles foram tratados com extratos das folhas da mangueira por 14 dias.

No 15º dia, foram coletadas amostras de sangue e de urina dos 2 grupos. A medicação natural com folha de manga melhorou a situação dos dois tipos de pacientes e ainda potencializou o uso dos medicamentos naqueles que faziam a utilização.

Chega de correr o risco de ficar cego, de acabar na hemodiálise, de ter um infarto ou de amputar uma perna porque seus medicamentos não funcionam… chega de deixar sua saúde ir pelo ralo porque os tratamentos convencionais não funcionam como você precisa.

 

FOLHAS DE MAMOEIRO NO TRATAMENTO DA DIABETES E OUTRAS INDICAÇÕES

As folhas de mamão oferecem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e digestivas, sendo ricas em vitaminas, minerais e enzimas como a papaína, que auxilia na digestão e absorção de nutrientes. Seus benefícios incluem o fortalecimento do sistema imunológico, melhora da saúde da pele, controle da dengue (aumentando as plaquetas), auxílio no controle do diabetes e propriedades protetoras do fígado.

Benefícios Detalhados

Fortalece o Sistema Imunológico:

As folhas de mamão são ricas em vitaminas A, C e E e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra infecções.

Auxilia na Digestão:

Contêm enzimas como a papaína, que facilitam a digestão, melhoram a absorção de nutrientes e auxiliam em problemas como inchaço e constipação.

Ação Anti-inflamatória:

Compostos como a papaína e flavonoides nas folhas do mamão possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

Saúde da Pele:

As vitaminas A e C presentes nas folhas, juntamente com suas propriedades antioxidantes, podem ajudar a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando a aparência da pele.

Dengue e Doenças Cardiovasculares:

O extrato da folha de mamão tem mostrado a capacidade de aumentar os níveis de plaquetas sanguíneas em pessoas com dengue. Além disso, compostos como a carpaína e a quercetina podem melhorar a circulação, controlar o colesterol e a pressão arterial, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Controle do Diabetes:

Estudos sugerem que o chá de folha de mamão pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina. O uso popular e fitoterápico tem comprovado isto, mas o medo da indústria farmacêutica não permite estudos mais robustos e bem mesmo uso sistematizado livre. A guerra pela patentes de medicamentos acaba dificultando o avanço das divulgações e uso.

Desintoxicação do Fígado:

Os antioxidantes, como a glutationa, e outros compostos presentes na folha de mamão auxiliam na eliminação de toxinas e na reparação de células hepáticas, suportando o bom funcionamento do fígado.

Formas de Consumo

As folhas de mamão são frequentemente consumidas na forma de chá, preparando a infusão com folhas frescas ou secas em água fervente. O suco de folha de mamão também é outra opção para aproveitar seus benefícios.

 

INSULINA VEGETAL - Cissus sicyoides

Nomes populares:  Cipó-insulina, insulina-vegetal, insulina, anil-trepador, cipó-pucá, cipó-puci, puçá, uva-branca, uva-do-mato, tinta-dos-gentios, cortina-de-pobre, cortina-japonesa, achite, caavurana-de-cunhan, etc 

 

A insulina vegetal  serve para:

Diabetes;

Pressão baixa;

Inflamação muscular;

Reumatismo;

Má circulação;

Abcessos;

Furúnculos.

 

ABACATE - Persea americana – (caroço)  e folhas

 

As folhas possuem efeito analgésico, anti-inflamatório e antitérmico. Apresenta ainda um significativo efeito vasorrelaxante, auxiliando no controle da hipertensão arterial e da arteriosclerose. Outro efeito confirmado do extrato das folhas é o anticonvulsivo, comparável ao diazepan, ou seja, este extrato pode ser excelente na prevenção de convulsões em pessoas com epilepsia. Ainda apresentam a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue e de reduzir as taxas de colesterol total, reduzindo as taxas de LDl e regularizando as taxas de HDL, causando redução no peso corporal e agindo como tratamento antiobesidade. Outros estudos demonstraram uma excelente ação antidiabética das folhas de abacateiro.  Outra atividade interessante do extrato das folhas é a antimicrobiana, combatendo com bons resultados o agente causador da Tuberculose. Ainda, o extrato das folhas demonstra uma excelente ação antiúlcera gástrica, demonstrando também ação antioxidante muito interessante e protetora do fígado contra danos químicos. Como antiviral, as folhas foram testadas contra o vírus causador da Herpes Simples com excelentes resultados na inibição de seu desenvolvimento. Ainda como diurético, as folhas do abacate são capazes de aumentar o número de micções, mas não aumentam significativamente o volume de urina. O chá das folhas ainda tem função estimuladora do fígado e da vesícula.

A polpa do abacate é rica em Fitoesterol, que é uma substância que se parece muito com o colesterol, mas que inibe a absorção de colesterol pelo organismo, aumentando a excreção de colesterol pelas fezes. Além disso ele reduz a síntese de colesterol pelo próprio corpo, reduzindo as taxas totais de colesterol, assim como o acúmulo de gorduras viscerais. A polpa ainda exibe uma excelente ação cicatrizante acelerando a regeneração dos tecidos afetados. Outra ação importante da polpa do abacate é na prevenção do câncer da próstata. Pesquisas demonstram uma forte ação dos princípios ativos do abacate em inibir o desenvolvimento das células cancerígenas.

O extrato de suas sementes foi testado quanto sua toxidade e não foi encontrada alta toxidade para as doses recomendadas. Apenas doses extremamente elevadas apresentaram alterações em alguns parâmetros fisiológicos. O extrato das sementes apresentou uma excelente ação antibacteriana e fungicida contra vários tipos de fungos e bactérias., inclusive Candida Albicans, causadora da Candidíase. Além disso, uma ação larvicida para larvas de mosquitos, como Aedes e Anopheles. Ainda, o extrato das sementes tem excelente ação controladora da hipertensão arterial. Outra ação das sementes é no controle da glicemia, demonstrando excelente atividade, inclusive na proteção e regeneração das células pancreáticas. Outro uso das sementes é como antirreumático, sendo que seu extrato alcoolico misturado à cânfora, utilizado externamente apresenta bons resultados, assim como contra diarreias e para problemas do fígado, da vesícula, dos rins e da bexiga.

Uma receita muito popular de uso do abacate como vermífugo é ralando sua semente e misturando com a polpa do fruto, na proporção de 1 colher de semente ralada para 1 xícara de polpa.

No caso de infusão alcoolica coar a mistura, descartando as sementes de abacate, molhar um pano ou gaze na tintura e aplicar sobre a região dolorida, deixando agir por 15 a 20 minutos.

 

Possíveis efeitos colaterais

 

MELÃO DE SÃO CAETANO - Momordica charantia

Pode causar infertilidade, hipoglicemia, risco de desenvolver favismo (tipo de anemia), alterações no fígado.Gestantes e lactantes, não devem consumir a planta.



Diabetes: Ação hipoglicemiante nos frutos maduros, reduzindo a glicemia em jejum em até 48%. Possui substâncias similares à insulina. Aumenta a produção de glicogênio pelo fígado. Reduz a quebra de glicogênio em glicose. Acelera a oxidação da glicose. Estimula o pâncreas.

Os polissacarídeos de seus frutos, reduziram a hiperglicemia em cobaias diabéticas. O extrato dos frutos sobre o pâncreas, além de causar redução no índice glicêmico, foi capaz de regenerar as células beta do pâncreas.

Obesidade: Os frutos reduzem as taxas de colesterol.

Antiviral: As folhas são ricas na proteína MAP-30, ativa contra o vírus HIV. Reduz a carga viral.

Câncer - Contra o crescimento de tumores. Controle de células de tumores mamários, de laringe e intestino. Contra câncer do fígado,  levando as células à morte. Contra o câncer da próstata, as folhas reduziram até 63% tumores em cobaias. No tumor de naso-faringe, as folhas controlaram o desenvolvimento tumoral. Na leucemia, os frutos e sementes reduzem o número de células leucêmicas.O uso do extrato das folhas melhorou a a efetividade dos tratamentos.

Infarto - Os frutos melhoraram o quadro geral de cobaias, reduzindo o inchaço do coração, a necrose de tecido cardíaco, a inflamação e a morte de células cardíacas.

 

Isquemia cerebral - Os frutos  demonstraram ação neuroprotetora, reduzindo a morte de células cerebrais.

Fungicida - O extrato das sementes foram eficientes em inibir o desenvolvimento de fungos.

Vermífugo - Contra Fasciola hepatica, o extrato das folhas inibiu o desenvolvimento dos ovos e formação de larvas.

Cicatrizante - O extrato dos frutos maduros aceleraram a cicatrização de feridas. Comparando frutos de melão-de-são-caetano e duas drogas comerciais, os resultados da planta foram superiores na qualidade da cicatrização.

Ação analgésica - Os extratos dos frutos demonstrou excelente capacidade de reduzir a sensação de dor em vários modelos de dor, tendo sido testado na hiperalgesia causada por medicamentos quimioterápicos. Os extratos alcoólicos das sementes também demonstraram excelente ação analgésica.

Anti-inflamatório - Uma proteína isolada dos frutos de Melão de . caetano demonstrou considerável atividade anti-inflamatória, além de melhorar a resposta glicêmica.

Antibiótico - O extrato das folhas tiveram excelente ação no controle de bactérias do gênero Staphylococcus, um dos grupos responsáveis por grande número de infecções humanas.

Fertilidade - o extrato dos frutos suprime a ovulação e evita a nidação do embrião no útero. Tem ação abortiva e os fetos sobreviventes tem problemas de formação. Na formação de espermatozoides, as sementes interferem negativamente na espermatogênese.

Gastrites e úlceras - os extratos dos frutos aceleraram a cicatrização de gastrites e úlceras, inclusive evitando a formação de úlceras.

Link dos estudos:

 

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20179... cancer

https://www.researchgate.net/publicat... antimicrobiano

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2077547/ diabetes/ hipoglicemia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8255932/ diabetes

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1699801/ HIV

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15182... ação farmacológica

https://www.academia.edu/download/109... gastroprotetor

https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles... infertilidade

 

FOLHAS DE MANGA

Raspa da fruta do chapéu de sol

 

 

TEMPERO DA AGBÀ

SAL INTEGRAL E SAL ROSA

URUCUM

AÇAFRÃO

ORÉGANO

PIMENTA ROSA

PIMENTA DO REINO

COENTRO

MORINGA

ERVA BALEEIRA

 

 

URUCUM NO ÓLEO DE CANOLA

 

BABOSA – ALOE VERA REMÉDIO NO MEL

 

 

PALMA DE OGUM E PALMA DE YANSÃ PARA DORES CRÔNICAS NAS COSTAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário